Jboker

342 palavras 2 páginas
Inteligência Competitiva é a atividade de coletar, analisar e aplicar, legal e eticamente, informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral.
A maioria dos tomadores de decisão nas organizações trabalha com muitos dados em estado bruto, poucas informações baseadas em análises e quase nenhuma inteligência.
Um Sistema de Inteligência Competitiva busca transformar dados em informação e estes em inteligência. Os dados são a base desta estrutura, por natureza são quantitativos, públicos e publicados.
A informação é o conjunto de dados analisados e organizados, sendo útil à tomada de decisão. Já a inteligência fornece um grau de previsão das coisas que possam causar um impacto na organização. Ela é ativa, pois obriga algum tipo de atitude em resposta ao que foi recebido.
Para melhorar a consistência de nosso sucesso, precisamos estudar nossas ações de maneira sistemática. Isso é o que chamamos de fazer movimentos estratégicos inteligentes. Inteligência Competitiva é um componente crucial da emergente economia do conhecimento ao analisar os passos de seus concorrentes com essas informações tiramos conclusões deste processo permitem à empresa saber se ela de fato continua competitiva e se existe sustentabilidade para o seu modelo de negócios. Dentro de uma era de competitividade baseada em conhecimento e inovação, a inteligência competitiva permite que as empresas possam efetivamente exercer a pro-atividade, ao invés de esperar para reagir aos fatos, o que acontece com frequência no mundo dos negócios.
A Gestão Estratégica da Informação e a Inteligência Competitiva estão entre os principais fatores críticos de sucesso nas organizações. A Economia do Conhecimento deslocou o eixo da riqueza e do desenvolvimento dos setores tradicionais intensivos em mão-de-obra, matéria-prima e capital para setores intensivos em mentes-de-obra, comunicação estratégica, tecnologia da informação

Relacionados