jbobl

307 palavras 2 páginas
Monolítico X Micro-Kernel

Para ilustrar as diferenças entre as estruturas apresentadas, vamos comparar o Sistema Operacional com uma empresa. Existem empresas onde todos os funcionários trabalham juntos e, para qualquer, solicitação, basta se comunicar diretamente com o funcionário responsável, dessa forma, agiliza-se a comunicação interna. Essa organização se assemelha com a estrutura monolítica.
Mas, muitas empresas procuram uma estrutura mais organizada, para isso, elas dividem seus diversos setores (financeiro, recursos humanos, departamento pessoal, diretoria, centro de tecnologia) em salas distintas e as solicitações só podem ser encaminhadas aos setores através de chamados registrados e não direta a um funcionário. Apesar de aumentar o tempo nas comunicações internas, é mais fácil de gerenciar as solicitações e os trabalhos de cada setor, parecido com a estrutura do modelo micro-kernel. A Figura 7 mostra uma organização onde funcionários trabalham juntos, nessa empresa a comunicação é bem mais rápida e efetiva do que numa empresa onde as pessoas trabalham em escritórios individuais. Todavia, também existem algumas complicações em se trabalhar na mesma sala... Pense um pouco em quais seriam.

Leitura Complementar

O site possui diversos links que apresentam os principais recursos de diversos SO, destacamos o vídeo sobre os recursos de uma distribuição do Linux. Procure pelo vídeo: Linux na prática do desktop, uso básico.

O link direto é: .

Na Internet, existem diversos links que mostram o famoso debate entre Linus e Tanenbaum sobre o kernel, monolítico x microkernel. Destacamos o link abaixo que apresenta trechos traduzidos e comentários sobre o debate:

. Resumo
Nesta aula, você aprendeu os principais tipos de estrutura de Sistemas Operacionais, apresentando suas características e funcionalidades. Você viu novos termos, como o kernel, e o conceito de processos para auxiliar no entendimento das funções básicas de um Sistema

Relacionados