Jazidos Fossiliferos

1086 palavras 5 páginas
Jazigos Fossíferos no Brasil:
Jazigos são lugares onde há maior concentração de material fossífero na crosta terrestre.
A seguir serão apresentados alguns dos principais Jazigos do Brasil, as quais os fósseis são abundantes e / ou excepcional estado de preservação:
• Grande Floresta Petrificada Permiana de Tocantins: Localizada entre os estados de Maranhão, Tocantins e Piauí. Há alguns milhões de anos o Tocantins abrigou uma floresta que hoje é considerada o maior Monumento Natural fossilizado do mundo. O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas tem este nome em função da existência de sítios paleontológicos e arqueológicos onde são encontrados os fósseis de árvores como pteridófitas, esfenófitas, coníferas e cicadácias. Ele é também conhecido como Parque das Árvores Petrificadas, cujos fósseis são chamados de Pedras de Pau pela comunidade local. • Floresta Petrificada da Mata:
Localizada no Rio Grande do Sul, um dos mais importantes sítios pelotológicos da América do Sul. Os lenhos fósseis encontrados, correspondem a coníferas, estando inseridas no contexto de mudanças climáticas iniciadas na passagem Mesoneotriássica. Um mapeamento feito há alguns anos pelo Departamento Nacional de Produção Mineral identificou 17 afloramentos de árvores petrificadas, em campos e bairros das cidades gaúchas de Santa Maria, Mata e São Pedro do Sul, com as seguintes áreas, muitos dos quais de fácil acesso para os turistas e estudiosos interessados.
• Dinossauros de Uberaba (MG):
O museu paleontológico de Uberaba é um dos mais importantes do Brasil, possuindo fósseis datados de 65 a 72 milhões de anos de idade. Localizado em Peirópolis. A equipe do Paleontólogo Llewellyn Ivor Price descobriu diversos tipos de fósseis em excelente estado de conservação na região, eram fósseis de moluscos, vegetais e vertebrados. Houve uma teoria de que o excelente estado de conservação dos fósseis se deve ao fato de que os ossos dos animais foram transportados por enxurradas para o

Relacionados

  • Geologia
    3563 palavras | 15 páginas