JavaScriptBasico

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
COMO MONTAR UMA REDE DE COMPUTADORES

Local Área Networks – LAN’S , É o nome dado às redes cuja a área de abrangência é limitada a um prédio. Uma rede em uma residência, escritório ou empresa são exemplos de uma LAN.
Topologias - Refere-se a forma com que os enlaces físicos e os nós de comunicação estão organizados, determinando os caminhos físicos existentes e utilizáveis entre quaisquerpartes das estações conectadas a essa rede.
Estrela é a tipologia mais utilizada






Topologia em estrela.

A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dosproblemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os concentradores costumam ter apenas oito ou dezesseis portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários concentradores interligadosentre si por comutadores ou roteadores

COMPONENTES DE UMA REDE
Uma rede típica é formada por:

 Computadores;
 Placa de Redes;
 Cabos;
 Conectores;
 Ferramentas;
 Concentradores;
 Softwares.
Computadores
Um micro conectado a uma rede também é conhecido por host, nó, workstation (estação de trabalho) ou servidor de rede, conforme o caso. Para que um micro possa seconectar, ele necessita de uma placa de rede embutida.







Placa de Rede
A placa de rede ou NIC (Network Interface Card) é a responsável pela comunicação entre os nós da rede. Atualmente todos os micros populares já saem de fábrica com uma placa de rede. Os modelos atuais de placas de rede só dispõem de conectores do tipo RJ-45. Modelos mais antigos possuíam dois ou mais conectoresdiferentes.

RJ-45: Esse conector, que é parecido com o conector de um aparelho telefônico, é utilizado por cabo do tipo par trançado.
AUI: Esse conector não é utilizado em redes de pequeno porte. Através desse conector é possível instalar um transceptor para a utilização de outros tipos de cabo, como cabo coaxial grosso e fibra óptica.
BNC: Já esse conector é utilizado por cabocoaxial fino.

Cabos
Os tipos mais comuns de cabos de rede são coaxial, par trançado e fibra óptica. O coaxial está sendo descontinuado em redes locais. O mais usado hoje é o d0 tipo par trançado. O de fibra óptica ainda é de uso restrito em redes corporativas e de longa distancia, oferece maior qualidade, porém com o maior custo. Temos também as redes sem fio em que os sinais trafegam por ondasde rádio.
O cabo UTP é um dos meios físicos mais utilizados nas redes modernas, apesar do custo adicional decorrente da utilização de hubs e outros concentradores. O custo do cabo é mais baixo, e a instalação é mais simples. Basta ligar cada um dos computadores ao hub ou switch. Existem basicamente dois tipos de cabo par trançado: sem blindagem, também chamado de UTP (Unshielded TwistedPair), e com blindagem, também chamado STP (Shielded Twisted Pair). A diferença entre eles é justamente a existência de uma malha em volta do cabo protegendo-o contra interferências eletromagnéticas. O par trançado mais popular é o sem blindagem. Esse tipo de cabo utiliza um conector chamado RJ-45. a maioria das redes hoje em dia utiliza esse sistema de cabeamento.





Conectores
Servem parafazer a ligação da placa de rede ao concentrador. É óbvio que o tipo de conector adotado deve ser o mesmo que estiver disponível na placa de rede. E caso a placa de rede seja de um modelo antigo, com vários conectores diferentes, apenas um tipo pode ser usado por vez. A escolha do cabo segue o mesmo critério. As redes atuais utilizam conectores RJ-45, fibra óptica ou ondas de rádio (sem fio)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!