JavaScriptBasico

1137 palavras 5 páginas
COMO MONTAR UMA REDE DE COMPUTADORES

Local Área Networks – LAN’S , É o nome dado às redes cuja a área de abrangência é limitada a um prédio. Uma rede em uma residência, escritório ou empresa são exemplos de uma LAN.
Topologias - Refere-se a forma com que os enlaces físicos e os nós de comunicação estão organizados, determinando os caminhos físicos existentes e utilizáveis entre quaisquer partes das estações conectadas a essa rede.
Estrela é a tipologia mais utilizada

Topologia em estrela.

A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os concentradores costumam ter apenas oito ou dezesseis portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários concentradores interligados entre si por comutadores ou roteadores

COMPONENTES DE UMA REDE
Uma rede típica é formada por:

 Computadores;
 Placa de Redes;
 Cabos;
 Conectores;
 Ferramentas;
 Concentradores;
 Softwares.
Computadores
Um micro conectado a uma rede também é conhecido por host, nó, workstation (estação de trabalho) ou servidor de rede, conforme o caso. Para que um micro possa se conectar, ele necessita de uma placa de rede embutida.

Placa de Rede
A placa de rede ou NIC (Network Interface Card) é a responsável pela comunicação entre os nós da rede. Atualmente todos os micros populares já saem de fábrica com uma placa de rede. Os modelos atuais de placas de rede só dispõem de conectores do tipo RJ-45. Modelos mais antigos possuíam dois ou mais conectores diferentes.

Relacionados