jassdhdj

11291 palavras 46 páginas
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO
SIGMUND FREUD – DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
Sigmund Freud (1859-1939) desenvolveu um método de estudo do comportamento humano, que surgiu a partir das observações e investigações como médico. Embora sua teoria tenha causado verdadeiro furor aos rigores da sua época, até hoje, seus estudos servem de base para compreensão de diversos aspectos do comportamento. Em 1900 Freud escreveu a estrutura do aparelho psíquico; entre os anos de 1920 e 1923, reformulou este trabalho que chamou de segunda teoria do aparelho psíquico, e que assim se apresenta:
Id – reservatório da energia psíquica, onde se “localizam” as pulsões: de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente, na 1ª teoria, são, nesta teoria, atribuídas ao id que é regido pelo princípio do prazer.
Ego - sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id e as exigências da realidade e as “ordens” do superego. Procura dar conta dos interesses da pessoa. É regido pelo princípio de realidade, que com o princípio do prazer, rege o funcionamento psíquico. É um regulador, na medida em que altera o princípio do prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade. As funções básicas do ego são: percepção, memória, sentimentos, pensamento.
Superego – origina-se com o complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego. O conteúdo do superego refere-se a exigências sociais e culturais. Para compreender a constituição do superego é necessário introduzir a idéia de sentimento de culpa. Neste estado, o indivíduo sente-se culpado por alguma coisa errada que fez ou que não fez e desejou em algum momento ter feito. Algo considerado como mal pelo ego, mas não necessariamente, perigoso ou prejudicial, pode pelo contrário, ter sido muito desejado. É considerada mal porque alguém importante para ele, como o pai, por exemplo, pode puni-lo por isso. E a

Relacionados