Jared Diamond O Mundo At Ontem Resenha Cr Tica

800 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE HISTÓRIA Prof. Magda Ricci

Resenha Crítica
O Mundo Até Ontem, Jared Diamond

Jared Mason Diamond nasceu dia 10 de setembro de 1937, na cidade de Boston, estudou
Geografia em Harvard, e possui PhD em Fisiologia e Biofísica na Universidade de Cambridge. É um geógrafo e biológo que possui coragem para elaborar teorias que são objetivadas em tentar explicar o mundo e que não hesita em ir ao local de estudo para analisar e coletar os dados necessários. Seu livro mais conhecido se chama "Armas, Germes e Aço" e se baseia em diversas disciplinas para demonstrar que fatores geográficos e ambientais, e não superioridade cultural, foram os responsáveis pelo domínio dos europeus sobre os povos de outras partes do mundo.
Atualmente, Diamond ministra aulas de Geografia e Ciências da Saúde Ambiental na
Universidade da Califórnia.
O autor começa o texto citando a cena vista por ele quando estava no aeroporto, mostra as ações das pessoas a sua volta e, resumindo a introdução do texto, ele mostra que o exótico pode ser popular se colocado à mostra.
Após a introdução, o autor discorre acerca das diferenças dos habitantes da Nova Guiné de 2006 com os moradores arcaicos de 1931, quando foram "descobertos" por australianos que navegavam para a Ásia Menor. Ele relaciona dados, percepções, ações e modos da sociedade que se relaciona no aeroporto.

O texto faz o total sentido pelo uso das analogias feitas por Diamond, e é o que ele trata na parte final do texto. Ele mostra quais ações são feitas atualmente e as relaciona com sociedades tradicionais, primitivas, para melhor percepção do leitor.
Na seção "Abordagens, causas e fontes", Diamond cita que existe uma forma de abordagem que se sobressai ao

Relacionados

  • LIVRO DE PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
    168516 palavras | 675 páginas