Jardim Tundudro

970 palavras 4 páginas
Jardim Tunduru
Foi desenhado em 1885 pelo famoso Arquitecto Paisagista británico Thomas Honney, que tambem desenhou muitos outros jardins. Encontra-se na baixa da cidade de Maputo, na Avenida Vladimir Lenine em frente a Radio Nacional.‘E um importante ponto turistico na nossa provincia e ‘e visitado por muitos turistas.
Lugar bastante agradável para passear durante as horas mais quentes do dia, já que as gigantescas copas das árvores do jardim criam um oásis de sombra e tranquilidade para os trabalhadores e turistas que por ali passam.
Tem uma boa localizacao e encontra-se proximo a varios outros pontos turisticos.
Para os amantes da Botánica, muitas das árvores encontram-se classificadas com informação sobre as espécies e sua origem. É possível pedir autorização no escritório ali perto para visitar a estufa e conhecer mais nao so’ sobre o jardim mas tambem sobre as diversas plantas que se encontram no seu interior.
Dentro do jardim, na parte que dá para a Av. Vladimir Lenine, irá encontrar os campos de ténis pertencentes à Federação de Ténis de Moçambique.
Tambem, podemos encontar um par de restaurantes que servem almoços e alguns petiscos num ambiente refrescante e agradavel.
Nos últimos anos, o ambiente aprazível do Jardim Tunduro mudou para o pior. E o mal começa mesmo à chegada. As paredes do muro de vedação estão excessivamente degradadas, havendo locais em que cederam, desabando. Assim sendo, esses pontos são utilizados como portões de entrada e saída de pessoas de conduta duvidosa que estão na lista dos principais visitantes da actualidade do Jardim Tunduro.
TUNDURO - De jardim a covil de marginais
Imundice e marginais tomaram conta, nos últimos tempos, do Jardim Tunduro, o mais importante “pulmão verde” da cidade de Maputo. É uma das consequências decorrentes dos sucessivos adiamentos do lançamento do concurso público para seleccionar o empreiteiro que se encarregará de mudar para melhor a “face” daquela infra-estrutura.
Ontem a nossa

Relacionados