JARDIM DE INFÂNCIA POPULAR – NADIR BONACCORSO

507 palavras 3 páginas
Teoria do Design | Maria João Gama

JARDIM DE INFÂNCIA POPULAR – NADIR BONACCORSO

A arquitetura portuguesa encontra-se cada vez mais voltada para a integração urbana numa nova sociedade, com novos hábitos de habitar e organizar o espaço. É portanto, e uma vez mais, o responsável por dinamizar as cidades e integrar a arquitetura contemporânea no tradicional, ao invés de acumular edifícios novos, que por vezes se encontram ao abandono. Por esse motivo, a reabilitação urbana toma um papel extremamente importante nas cidades e a arquitetura serve esse propósito.
Também a requalificação urbana tem um destaque importante na nossa sociedade contribuindo na sua integração.
Como tal, os projetos de reabilitação e requalificação nas escolas permitem o desenvolvimento ao nível do ensino e principalmente o crescimento dos jovens e crianças, atendendo a infraestruturas que irão marcar o seu percurso de vida.
Projetos como o Jardim de Infância Popular, desenvolvido por Nadir Bonaccorso e Sónia Silva, são integrados no meio urbano de forma ponderada, e em particular, com preocupações ambientais.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Polis no Cacém, e o principal objetivo foi direcionar o edifício no sentido solar de maneira a que tivessem um bom aproveitamento nas salas de aula e ao mesmo tempo harmoniza-lo com o envolvente; criar um corredor central que dividisse as salas de aula dos restantes serviços; utilizar mecanismos de sustentabilidade.
O edifício é construído em betão branco à vista, e na sua fachada contém volumes salientes na zona das janelas em fibrocimento, permitindo assim o controlo lumínico nas diferentes estações do ano.
O aquecimento é feito através de painéis solares e caldeira a gás, que fornece água quente para uso normal e outros afins. A ventilação é conseguida através da “diferença de pressão da extração forçada de ar, nos volumes de instalações sanitárias, entrando no edifício através de um sistema de grelhas presente nos

Relacionados