Japsooiaphs

1109 palavras 5 páginas
História da fotografia

Uma das formas de contar a história da fotografia é descrever o seu aperfeiçoamento técnico através dos tempos, desde as primeiras experiências, que hoje consideramos muito simples, até as inovações tecnológicas atuais.

Uma história de muitos inventores

É possível observar, pelos registros históricos, que mais ou menos ao mesmo tempo e em diferentes lugares, estudiosos trabalharam isoladamente concebendo soluções para juntar numa só máquina os conhecimentos de duas áreas do saber: a óptica e a química.

No século X, um árabe chamado Aihazen descreveu em manuscritos como observar um eclipse solar no interior de uma câmara escura. Na mesma época, na China, eram desenvolvidas técnicas de gravura que se adaptavam bem à impressão dos ideogramas da língua chinesa.

No Renascimento (XV-XVI), a câmara escura passou a ser utilizada por grandes artistas como, por exemplo, Leonardo da Vinci, como recurso para melhor reproduzirem a realidade em seus desenhos e na pintura.

Aristóteles já havia demonstrado o princípio da câmara escura três séculos antes de Cristo. A câmara escura era formada originalmente por um quarto sem nenhuma luz, com um orifício numa das paredes que permitia projetar, na parede oposta, uma determinada imagem na posição invertida.

O quarto foi substituído por uma caixa portátil e o orifício, por lentes simples, num esquema que serviu de modelo para as primeiras câmaras fotográficas. Na atualidade, costuma-se também denominar o laboratório de “câmara escura”.

Niepce
Em 1826 o francês Joseph Nicéphore Niepce conseguiu reproduzir, após 10 anos de experiência, a vista descortinada da janela do sótão de sua casa.

Joseph Niépce

Niépce chamou a técnica de heliografia, “escrita com luz solar”. Ele obteve essa primeira imagem permanente ao expor, na câmara escura, uma placa metálica recoberta com verniz de afasto (betume da Judéia). Nesse processo eram necessárias até oito horas de exposição.

Daguerre

Relacionados