JAPIASSU2

289 palavras 2 páginas
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA – JAPIASSÚ E MARCONDES
Hilton Ferreira Japiassú, coautor do Dicionário Básico de Filosofia, é brasileiro, natural de Carolina, Maranhão. Teve diversos livros e artigos publicados, além de traduzir diversos livros do francês para o português. Seu pós-doutorado foi feito na Université des Sciences Humaines de Strasbourg, na França, em Filosofia. Já Danilo Marcondes é doutor em Filosofia pela Universidade de St. Andrews, Grã-Bretanha. Professor titular do Departamento de Filosofia da PUC no Rio de Janeiro, é também vice-reitor da mesma e professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, tendo escrito diversos de livros didáticos relacionados a Filosofia.
O Positivismo, em seu dicionário, é tido como um sistema filosófico formulado por Auguste Comte e também em um sentido mais amplo, designando várias doutrinas filosóficas do século XIX, como as de Spencer, Mach, Mill entre outros.
O sistema proposto por Comte tem como núcleo a teoria dos Três Estados. Auguste Comte propõe que existem três etapas pelos quais a sociedade passa: a teológica, a metafísica e a positiva. A última etapa é atingida quando a sociedade atinge sua ‘maioridade’, rompe com as anteriores, sendo a mais complexa. Comte, segundo o Dicionário Básico de Filosofia, ordenou as ciências da seguinte forma: matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia, cada uma tomando a anterior por base e tornando-se mais complexa.
Já as várias outras doutrinas filosóficas designadas como “positivismo” se caracterizam pela valorização de um método empirista e quantitativo, defendendo como principal fonte de conhecimento a experiência sensível e considerando as ciências empírico-formais como paradigmas da cientificidade e modelo para as demais ciências. Atualmente, muitas doutrinas filosóficas e cientificas ainda são consideradas “positivistas” por possuírem alguma característica que as liguem ao termo.

Relacionados

  • fala
    579 palavras | 3 páginas
  • Ausência de Pesquisa Empírica
    2372 palavras | 10 páginas
  • Educação ambiental
    3352 palavras | 14 páginas
  • Praticas de leitura
    29510 palavras | 119 páginas