Japão

Páginas: 3 (679 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
A afirmação do Japão como potência económica após a Segunda Guerra Mundial
O japão é um arquipélago constituído por cerca de 4000 ilhas, alinhadas ao longo de cerca de 2000 km.
Neste territóriogeograficamente fragmentado vivem 128 milhões de japoneses o que põe o país na lista das nações com mais população. Território muito pobre em recursos naturais visto que se encontra numa zona vulcânicae sísmica activa e é um país extremamente montanh0so sendo que apenas cerca de 15% do solo pode ser considerado arável. Apesar desses factos, o Japão conseguiu manter uma forte unidade cultural peloque se acredita que a coesão social bem como as características da sociedade japonesa são responsáveis pela prosperidade económica.
Acontece que em Agosto de 1945 quando o imperador anunciou acapitulação grande parte das cidades encontrava-se totalmente destruída. Assim, em 1948 a produção agrícola diminuiu 60% , a inflação tornou-se incontrolável e o mercado negro expandiu-se rapidamente.Apesar de ter perdido muitos soldados na segunda guerra mundial este país teve ainda que suportar a pressão demográfica originada pelo “baby-boom”. O que é o “baby-boom”? Esta expressão foi o nome dado aoacolhimento de 6.2 milhões de japoneses que regressaram a casa.
Ocupada pelos EUA o Japão teve que se submeter as suas constituições e esquecer o seu passado militarista. A ajuda americana, atravésdo Plano Dodge, teve como objectivos promover a recuperação económica e simultaneamente garantir um aliado de modo a impedir a expansão soviética – já que nesta altura se vivia o período de GuerraFria.


A recuperação económica do Japão e o “milagre” económico japonês.
Ao abordarmos o tema do ‘Milagre Japonês’ temos primeiro de realçar que, o que aconteceu foi uma acelerada recuperação dopós-guerra. No final da 2ª guerra mundial o Japão estava completamente afectado, não só pelos estragos, mas também pela regressão económica e humilhação da derrota e ocupação americana.
Estes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Japao
  • Japão
  • japao
  • Japão
  • Japão
  • Japão
  • japao
  • japão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!