jaoa amos comenius

409 palavras 2 páginas
João Amós Comenius
Nasceu em Nivnice, na cercania de Uherský Brod, na Morávia, hoje República Tcheca, em 28 de março de 1592.
• Principais obras: Suas obras pedagógicas fundamentais: Didática tcheca, Informatorium skóly materké (Guia da escola materna), Janua linguarum reserata Porta aberta das línguas e Didática magna. No conjunto, os textos dirigiam-se tanto aos alunos, que deviam aprender a aprender, como aos professores, que deviam aprender a fazer e, consequentemente, a fundamentar a sua prática em uma teoria sólida.
• Características:
Notabilizou-se como professor competente e distribuía o tempo escolar de modo a incluir ensino, conversas, jogos, recreações e música, pois desejava que a escola fosse agradável e atraente. Com estes princípios, cativou seus alunos e aboliu os castigos corporais, tão em voga nas escolas de sua época.
Escreveu a Orbis pictus (Mundo ilustrado ou sensível). Esse texto é a soma de sua experiência de quarenta anos de trabalho pedagógico, constituindo-se numa enciclopédia infantil que, por meio de gravuras, tem três objetivos: 1) reter a noção aprendida; 2) estimular a inteligência infantil; 3) facilitar a aprendizagem da leitura.
• Principais ideias:
 Respeito ao estagio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem.
 Construção do conhecimento através da experiência,da observação a da ação.
 Uma educação sem punição mas com dialogo, exemplo e ambiente adequado.

• Comenius pregava:
 A necessidade da interdisciplinaridade.
 Afetividade do educador.
 Um ambiente escolar arejado,bonito,com espaço livre e ecológico.
• Ações propostas pelo educador
 Coerência de propósitos educacionais entre família e escola.
 Desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito cientifico.
 Formação do homem religioso, social, político, racional, afetivo e moral. Comenius foi o criador do livro-texto (didático), cujo objetivo era difundir tais ideias

Relacionados