Janusck

739 palavras 3 páginas
Biografia/ contextualização historica
O polonês Henryk Goldszmit, com pseudônimo de Janusz Korczac era judeu e também conhecido como Velho Dr. , nasceu na Polônia em 22 de julho de 1878. Durante sua infância mais precisamente com 7 anos teve professores muito cruéis, onde usavam somente a antiga Pedagogia Tradicional, que tem como característica a punição com diversos objetos, foi desde ai que ele percebia que criança não tinha respeito algum, e então o principal pensamento dele foi de que desde pequenos as crianças deveriam ser respeitados. Aos 11 anos teve o pai internado com problema mentais, que por sua vez nunca mais voltou,o tempo se passou e os bens de sua família já não existiam mais e para tirar seu sustento começou o que dizemos hoje de aulas particulares para crianças, deixando-os a vontade para explorar seus materiais fazendo com que as crianças instigassem a imaginação e depois introduzia os conteúdos convencionais.
O escritor não quis ter filhos e nem se casar devido problemas hereditários de estigma de loucura, preferiu se dedicar aos pequenos das ruas. Korczak tinha o dom de entender as crianças, o que naquela época era algo único. O polonês tinha como idealidade o respeito a todos, afinal todos um dia vão se tornar adultos e se aprenderem desde cedo poderão ser exemplos de respeito.
Não se sabe ao certo o inicio de sua carreira, seria mais ou menos em 1889, quando escreveu um drama e assinou com seu pseudônimo Janusz Korczak onde ganhou honra pelo romance. Era um pensador solitário que não polemizava, escrevia para o seu bem interior, sua linguagem era poética e solitária.
Escreveu 24 livros e mil artigos que foram publicados em revistas, suas obras de maior impacto foram Como amar uma criança, onde ele volta a ser criança e tentar mostrar a todos como eles pensam e O Direito da criança ao respeito, que ele defendia desde pequeno virou inspiração a Declaração dos Direitos das Crianças das Nações Unidas.
Em 23 de maio de 1905 formou-se em

Relacionados