JAnf bios2

1102 palavras 5 páginas
Desenvolvimento comparado Prof.a Dr.a Tatiana Montanari
Departamento de Ciências Morfológicas – ICBS –
UFRGS

VARIABILIDADE DO GAMETA MASCULINO;
VARIABILIDADE DO GAMETA FEMININO: ­ Organização do ovo; ­ Tipos de ovos; ­ Células acessórias; ­ Envelopes do ovo;

CLIVAGEM;
MOVIMENTOS MORFOGENÉTICOS;
DESENVOLVIMENTO DOS EQUINODERMOS;
DESENVOLVIMENTO DOS PROTOCORDADOS;
DESENVOLVIMENTO DOS ANFÍBIOS;
DESENVOLVIMENTO DAS AVES.

Espermatozoide humano de esfregaço seminal observado ao microscópio de luz. A cabeça assemelha­se a uma raquete quando vista de cima. Giemsa.

VARIABILIDADE DO GAMETA MASCULINO
Há uma grande diversidade na morfologia do espermatozoide entre os animais.
Essa variabilidade morfológica está relacionada a adaptações às condições de fertilização. Apesar da variedade, estão geralmente presentes: o núcleo, que contém o material genético; o acrossomo, que permite a penetração das camadas envoltórias do gameta feminino, e o flagelo, responsável pela locomoção da célula.
O acrossoma e o núcleo determinam a forma da cabeça do espermatozoide. Em roedores, ela tem a forma de foice, enquanto, em humanos, de raquete. Nos espermatozoides de insetos, peixes, anfíbios, répteis e aves, o núcleo é geralmente longo e delgado, sendo que, em alguns, ele é ainda espiralado.

A grande variação na morfologia do acrossomo foi possibilitada evolutivamente, porque ele se rompe para a liberação das enzimas, não tendo um papel mecânico na penetração dos envelopes do ovo.
T. Montanari, UFRGS
T. Montanari & Heidi Dolder, UNICAMP
Eletromicrografia de espermátide alongada de camundongo, mostrando a cabeça em forma de foice.

Na maioria das espécies de poríferos e cnidários, o espermatozoide não possui acrossoma. Nas esponjas, os espermatozoides são transportados até os ovos engolfados por coanócitos modificados, e, nos cnidários, os espermatozoides

Relacionados