Jana G

Páginas: 12 (2913 palavras) Publicado: 23 de abril de 2015
A Influência da Satisfação Sexual no Humor de Mulheres da Cidade de Caratinga-MG
The Influence of Sexual Satisfaction in Women Mood City Caratinga-MG
Autora: Janaísa de Fátima Gomides
Orientadora: Elisandra Gonçalves Campos de Abreu

RESUMO
A anorgasmia é uma inibição recorrente ou persistente do orgasmo, manifestada por suaausência ou retardo após a fase de excitação sexual adequada em termos de foco, intensidade e duração. Essa disfunção e também não obtenção de orgasmo de forma “normal”, alteram a liberação da Serotonina, um importante neurotransmissor responsável pela regulação do humor. E esse assunto, embora de suma importância, é carente de estudos e bibliografias. O objetivo desse artigo é, portanto, discutir osresultados obtidos em uma coleta de dados por meio da aplicação de questionários.
Palavra-chave: mulher, sexo, orgasmo.

ABSTRACT
The anorgasmia is a recurrent or persistent inhibition of orgasm, as manifested by their absence or delayed phase after adequate sexual arousal in terms of focus, intensity and duration. This dysfunction and also not getting orgasm "normal" way, alter the release ofserotonin, an important neurotransmitter responsible for regulating mood. And this issue, although extremely important, is lacking in studies and bibliographies. The aim of this paper is therefore to discuss the results on a data collection through questionnaires.
Keyword: woman, sex, orgasm.

INTRODUÇÃO
A maioria das mulheres passa por privação quando o assunto é ter uma relação sexualsatisfatória e consequentemente o orgasmo. O que poucos sabem é que a abstinência sexual ou a não obtenção de prazer podem ocasionar influências comportamentais negativas como a desregulação do humor.
Na prática, ao ter orgasmo à pessoa libera endorfina e uma série de substâncias dentre elas a serotonina - neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação do humor, no apetite sexual ealimentar, função motora, no ciclo sono-vigília e percepção da dor -, que resultam numa melhor disposição da pessoa em questão (Dionizio, 2009).
As mudanças químicas e físicas descritas tornam o sexo uma atividade física que faz muito bem ao corpo. Ele ativa a circulação sangüínea, fortalece a musculatura pélvica --os músculos da bexiga, ânus, pênis e vagina --, deixa a pele com mais viço, melhora osono e alivia dores de cabeça, de cólicas menstruais ou de origem reumática. O prazer sexual é fundamental ainda para o bem estar psíquico. Na medida em que contribui para descarregar tensões, ele pode aliviar o estresse, melhorar o ânimo e o humor e aumentar a auto-estima.
É importante focalizar o assunto em mulheres pela série de implicações sociais sofridas por elas, o que as impede de ir à buscasexual. Essa é uma questão cultural construída também dentro do âmbito familiar que as priva inclusive do ato da masturbação, uma alternativa para obtenção do prazer na ausência de parceiro. Segundo a Psicóloga Mara Lucia Madureira, especialistas na linha cognitivo-comportamental em Rio Preto, este ainda é resquício de influência cultural e modelos familiares que repreendem este comportamentonas mulheres e a encoraja nos homens: “Ainda há um predomínio social de preconceitos que admitem a diversidade de parceiras para homens sem a necessidade de vínculos e sem prejuízo moral, enquanto para a mulher o sexo sem compromisso, com a finalidade exclusiva de satisfazer necessidades fisiológicas é visto de forma pejorativa.” Afirma a Psicóloga Mara Lucia Madureira.
Para mudar esse quadro foicriado o tantra uma filosofia comportamental que, ao contrário das filosofias especulativas, é uma corrente prática que busca mudar nossos padrões de ação e reação. Em vez de buscar explicações para todos os fenômenos da natureza, o Tantra busca desprogramar os códigos e padrões de comportamento que criamos ao longo da vida.
Parte dos ensinamentos tântricos – técnicas de desenvolvimento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jana
  • Jana
  • jana
  • Jana
  • Jana
  • ECOLOGIA JANA
  • trabalho jana
  • trabalho jana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!