JAMES CLECK MAXWELL

837 palavras 4 páginas
James Clerk Maxwell

Nasceu na cidade de Edimburgo no dia 13 de Junho de 1831, um dos mais importantes físicos e matemáticos da Inglaterra.
É conhecido por finalizar a teoria moderna do eletromagnetismo mostrando que existe relação entre a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Mostrando que os campos elétricos, magnéticos se propagam a velocidade da luz.
Seus trabalhos sobre a eletromagnetividade foi importante para os estudos de Einstein sobre a relatividade restrita. Vida
Maxwell vem de uma família de classe média, seu pai John Clerk Maxwell exercia a profissão de advocacia.
James foi o nome de todos os ancestrais masculinos da família Maxwell e James foi o único filho que restou a ao o casal que já havia perdido uma primeira filha chamada Elizabete. Os pais de James não se conheceram antes do casamento como o que era incomum na época.
Maxwell cresceu no campo aonde sua família tinha uma vasta extensão de terras, em 1839 e constatado o falecimento da mãe do mesmo Frances Maxwell abalando toda a família, mas depois de alguns anos Maxwell se forma em Filosofia Natural (Física), Filosofia Moral e Filosofia Mental na Universidade de Edimburgo. E nessa época que ele realiza os seus primeiros estudos sobre o eletromagnetismo, realizou um artigo puramente matemático em 1854 e apresentou na Universidade de Cambridge.
Em 1856 Maxwell se torna professor em Aberdeen e ganha a medalha Rumford pelas investigações sobre o daltonismo e a percepção de cores.
Em um dos seus trabalhos sobre física ele revela que a explicação de Clausius não eram aceitável e propôs uma nova, resultando assim a distribuição de Maxwell-Boltzmann.
Em 1860 foi nomeado professor em um colégio em Londres e começou a participar da Royal Society.
Em 1865 com a morte de seu pai Maxwell se aposenta para cuidar das propriedades de sua família, mas continua realizando seus estudos na física.
Em 1870 publica o livro A teoria do calor que dá forma a termodinâmica, já no ano de 1871 é

Relacionados

  • Nanobiotecnologia
    2037 palavras | 9 páginas
  • nano e biotecnologia
    2793 palavras | 12 páginas
  • RESUMO REVISAO ELETRONICA
    4180 palavras | 17 páginas
  • Nanotecnologia
    4067 palavras | 17 páginas