Jürgen Habermas

Páginas: 4 (901 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013











Jürgen Habermas











Tsad Borges
Disciplina: Ciências Sociais
Professora Janaina Machado Sturza










Porto Alegre, 19 maio de 2012RESUMO
É um professor, filósofo e sociólogo alemão. Nasceu em 18 de junho de 1929. Tem hoje 82 anos, continua, até o presente momento, muito produtivo, publicando novos trabalhos a cada ano.Freqüentemente participa de debates e atua em jornais, como cronista político.



















DESENVOLVIMENTO
Jürgen Habermas nasceu na Alemanha, aos 25 anos (ano 1954)começou a lecionar na Universidade de Bonn, com uma tese sobre Schelling (1775-1854), intitulada O Absoluto e a História.
De 1956 a 1959, foi assistente de Theodor Adorno no Instituto de PesquisaSocial de Frankfurt. No início dos anos 1960, realizou uma pesquisa empírica sobre a participação estudantil na política alemã, intitulada 'Estudante e Política' (Student und Politik).
Em 1968,transferiu-se para Nova York, passando a lecionar na New School for Social Research de Nova York. A partir de 1971, dirigiu o Instituto Max Planck, em Starnberg, na Baviera. Em 1983, transferiu-se paraa Universidade Johann Wolfgang von Goethe, de Frankfurt, onde permaneceu até aposentar-se, em 1994.
Pensamento
Em geral considerado como o principal herdeiro das discussões da Escola deFrankfurt, uma das principais correntes do Marxismo cultural, Habermas procurou, no entanto, superar o pessimismo dos fundadores da Escola, quanto às possibilidades de realização do projeto moderno, tal comoformulado pelos iluministas. Profundamente marcados pelo desastre da Segunda Guerra Mundial, Adorno e Horkheimer consideravam que houvesse um vínculo primordial entre conhecimento racional edominação, o que teria determinado a falência dos ideais modernos de emancipação social.
Para recolocar o potencial emancipatório da razão, Habermas adota o paradigma comunicacional. O seu ponto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jürgen habermas
  • Jurgen Habermas
  • Jürgen Habermas
  • Jurgen habermas
  • A etica do discurso de jurgen habermas
  • Jürgen Habermas e a Teoria da Cultura
  • O pensamento de Jurgen Habermas
  • trabalho jurgen habermas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!