Júlio

Páginas: 9 (2125 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013





Protocolo de Redes de Computadores




Prof. Clayton
Curso: Redes de Computadores
Aluno: Júlio Cesar da Penha
Mat. 201308164981





Questionário de consolidação de conteúdo

OBJETIVO:
Esta atividade tem como objetivo estimular a pesquisa e o encadeamento dos conteúdos apresentados em sala de aula, com situações comuns no dia a dia de um profissional que atue na áreade Redes de Computadores.
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Conhecer a estrutura do modelo de camadas de um protocolo de rede com ênfase nas camadas de enlace (L2)e de redes (L3) do protocolo TCP/IP.
Compreender o funcionamento e as classificações utilizadas durante as conexões nas camadas da pilha de protocolos TCP/IP.
Desenvolver a competência leitora e a capacidade delocalizar informaçõesrelevantes do texto para entendimento da mensagem.

DESENVOLVIMENTO:
Para responder as questões acima, o aluno poderá pesquisar no material didático recebido, nas RFC´s apresentadas durante as aulas (1, 2, 3, 4 e 5) e nos órgãos de referência (por exemplo: IANA — Internet Assigned Numbers Authority).
Na primeira questão é importante que o aluno pesquise quaisas portas reservadas são utilizadas pelos protocolos utilizados pelos mais populares serviçosde rede.
A questão dois tem como objetivo demonstrar qual é o significado do conceito sem estado no contexto para o protocolo HTTP e quais são as características deste tipo de protocolo (para cada transmissão, uma nova conexão é estabelecida sem levar em consideração quaisquerconexões anteriores assim, duas transferências de arquivos via HTTP, com origem e destino idênticos, são tratadas como conexões diferentes).
O objetivo da questão três é que o aluno além de listar as portas conhecidas
(http://www.iana.org/assignments/port-numbers, acessado em 26/01/2010) descreva a importância destas reservas (garantindo o bom funcionamento dosprotocolos que as utilizam)
Na questão 4 é esperado que o aluno descreva o que acontece quando duas estações na mesma ethernet possuem o mesmo endereço físico e por quê esse comportamento é um problema.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Conhecer a estrutura do modelo de camadas de um protocolo de rede com ênfase nas camadas de enlace (L2) e de redes (L3) do protocolo TCP/IP.
Compreendero funcionamento e as classificações utilizadas durante as conexões nas camadas da pilha de protocolos TCP/IP.
Desenvolver a competência leitora e a capacidade delocalizar informações relevantes do texto
para entendimento da mensagem.

PRODUTO/RESULTADO:
Questionário respondido após pesquisa realizada conforme as instruções do item de desenvolvimento deste documento.

1ªQuestão: Descobrir que portas seu computador utiliza quando você utiliza o programa de correio eletrônico e o seu navegador Web.
Resposta – As portas de envio e recebimento padrão do correio eletrônico são TCP 25 e TCP 110 respectivamente.
Protocolo SMTP - O SMTP controla como o email é transportado e entregue através da Internet ao servidor de destino. O serviço SMTP envia e recebe emails entre osservidores. (RFC 2821)
Protocolo POP3 - O serviço POP3 recupera o email do servidor de email para o computador do usuário. (RFC 1939)
O Uso do SMTP autenticado, usa-se a porta TCP 587. De forma a aprimorar a segurança do sistema de e-mail e conforme resolução [1] do CGI.br.
Pode-se utilizar também o SMTPs porta TCP 465 (porta segura SSL/TLS).
Também utilizar o POP3 seguro, porta TCP 995 (portasegura SSL/TLS).

Se o envio e recebimento de E-mail for via webmail (Protocolo IMAPI), utiliza-se a porta padrão TCP 143 ou a porta segura SSL/TLS TCP 993.

Quando acessamos o navegador web, seja ele qual for, podemos utilizar duas portas:

A porta TCP 80, quando utilizamos o protocolo HTTP versão 1.1, conforme a (RFC 2616).
Podemos também utilizar a porta TCP 443 quando utilizamos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Julio
  • julio
  • julio
  • julio
  • Julio
  • JULIO
  • julio
  • julio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!