IVAS Estudo Completo1

4668 palavras 19 páginas
Infecções agudas das vias aéreas superiores (IVAS) em pacientes pediátricos
Sessões Clínicas em Rede nº 03 | 10/07/2012
1.
2.
3.
4.
5.
6.

Introdução
Rinofaringite aguda
Rinossinusites
Otite média aguda
Faringotonsilites
Bibliografia

1. INTRODUÇÃO
As infecções respiratórias agudas (IRA) são um dos principais motivos de procura de atendimento médico em consultório e serviços de urgência. No Brasil, chega a representar metade dos atendimentos em serviços de saúde.
As infecções de vias aéreas superiores (IVAS), mais frequente nos primeiros cinco anos de vida, representam 2/3 dos atendimentos de emergência, especialmente no período de acentuadas mudanças climáticas, como ocorre no inverno.1,2
Apesar do constante avanço tecnológico na área de diagnóstico em medicina, a avaliação clínica permanece como o instrumento mais sensível e acessível para o diagnóstico das infecções respiratórias em crianças.
A doença viral tem curso clínico em torno de duas semanas e no diagnóstico das IVAS é importante avaliar a cronologia e duração dos sintomas. A não valorização dos dados de história e do exame clínico leva à solicitação desnecessária e falha na interpretação de exames complementares. Assim, na maioria das vezes, os erros de prescrição são decorrentes de diagnósticos não acurados.
Quando se trata de doenças respiratórias, alguns diagnósticos diferenciais precisam ser lembrados. A hiperemia de membrana timpânica (MT) observada em uma criança chorando, pode induzir ao diagnóstico errôneo de otite média aguda e prescrição de antibiótico. Da mesma forma, a indicação de radiografia dos seios da face para uma criança com resfriado pode mostrar velamento da cavidade paranasal, mimetizando sinusite e levando a consequente tratamento desnecessário. Existem verdadeiras
“epidemias radiológicas de sinusites” em situações que favorecem o uso abusivo de medicamentos.3 1

Apesar de tão frequentes, nas IVAS nos deparamos com dificuldades práticas. Os sinais clínicos e radiológicos têm

Relacionados