Iuperj Produc O Artistica Brasileira

1047 palavras 5 páginas
Iuperj
Professora: Silvia Borges
Aluna: Monique Monsueto
Produção artística brasileira

Para que a arte tenha uma historia, espera-se dela não só um caráter atemporal, mas também algum tipo de sequencia ou progressão, já que é isso que a “Historia” sugere, como muitos mesmos definem a importância da historia para se entender o presente.
Alguns pensadores de grande importância dissertaram sobre isso, e Debord um dos filósofos de grande importância dedicou-se muito em falar sobre tempo e historia, ele diz que: “A historia que está presente em toda a profundeza da sociedade tende a perder-se na superfície. O triunfo do tempo irreversível é também a metamorfose em tempo das coisas, porque a arma de sua vitória foi precisamente a produção em serie dos objetos, segundo a lei da mercadoria”.
Devemos levar em consideração que o que ele diz é totalmente direcionado para as questões sociais, o que não deixa de incluir a arte como uma vertente vinculada e participante disto, porém meu intuito é dizer que as reflexões sobre tempo e historia é extremamente interessante para nós, pois, nossos livros de historias estão repletos de eventos do passado que nos são apresentados quer como parte de um movimento continuo em direção ao progresso, quer como historias de grandes homens ou de épocas que se destacam das outras.
Mas se tratando de arte toda essa reflexão torna-se cada vez mais questionável pois quando lemos sobre a historia da arte, as formas mais populares que encontramos é sobre o ponto vista de artistas normalmente “proeminentes”. Como alternativa de percebemos que os historiadores procuram definir as grandes épocas estilísticas na historia da arte. Por exemplo: O Barroco, o renascimento ou o Pós-impressionismo. Cada uma dessas tradições pode ser descrita independente das outras, e elas forneceram uma espinha dorsal para as historias da arte. O plural aqui representa os resultados de cada um desses modos de

Relacionados

  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas