iuhwf

860 palavras 4 páginas
AULA 3

OPERADORES ARITMÉTICOS

Operadores são símbolos especiais que representam computações como adição e multiplicação. Os valores que o operador usa são chamados operandos.

Todas as expressões seguintes são válidas em Python e seus significados são mais ou menos claros:

20+32 hora-1 hora*60+minuto minuto/60 5**2
(5+9)*(15-7)

Em Python, os símbolos +, -, / e o uso de parênteses para agrupamento têm o mesmo significado que em matemática. O asterisco (*) é o símbolo para multiplicação e ** é o símbolo para potenciação.

Quando um nome de variável aparece no lugar de um operando, ele é substituído pelo valor da variável, antes da operação ser executada.

Adição, subtração, multiplicação e potenciação fazem o que se espera, mas você pode ficar surpreso com a divisão. A operação seguinte tem um resultado inesperado:

>>> minuto = 59
>>> minuto/60
0

O valor de minuto é 59 e, em aritmética convencional, 59 dividido por 60 é 0,98333, não 0. A razão para a discrepância é que Python está realizando uma divisão inteira.

Quando ambos os operandos são inteiros, o resultado tem de ser também um inteiro e, por convenção, a divisão inteira sempre arredonda para baixo, mesmo em casos como este, em que o inteiro seguinte está muito próximo:

>>>minuto*100/60
98

De novo, o resultado é arredondado para baixo, mas agora pelo menos a resposta é aproximadamente correta.

ORDEM DOS OPERADORES

Quando mais de um operador aparece em uma expressão, a ordem de avaliação depende das regras de precedência. Python segue as mesmas regras de precedência para seus operadores matemáticos que a matemática. O acrônimo PEMDAS é uma maneira prática de lembrar a ordem das operações:

P: Parênteses têm a mais alta precedência e podem ser usados para forçar uma expressão a ser avaliada na ordem que você quiser. Já que expressões entre parênteses são avaliadas primeiro, 2 * (3-1) é 4, e (1+1)**(5-2) é 8. Você também pode usar parênteses para tornar

Relacionados