iuguivhj

303 palavras 2 páginas
O Impacto dos transportes ferroviários
Os transportes ferroviários são responsáveis por custos ferroviários como: a poluição atmosférica, o ruído, os acidentes e os constrangimentos que representam cerca de 10% do PIB em Portugal.
Os comboios são considerados o transporte mais competente, eficaz e ecológico.
Enquanto os transportes rodoviários correspondem a 90% da poluição atmosférica, de gases tóxicos, o transporte ferroviário corresponde apenas a 0,6% das emissões, cerca de 85% da energia total gasta pelo sector ferroviário é usada directamente para fazer mover os comboios.
O transporte ferroviário é o único transporte motorizado capaz de recurso a combustíveis fósseis para energia renovável bastando apenas alterar as fontes de energia na produção de energia eléctrica.
As consequências negativas da ocupação de terrenos estão associadas a três factores:
1. A superfície do terreno utilizado para erguer uma infra-estrutura torna-se impermeável. As perturbações resultantes do ruído, a utilização dos recursos, os resíduos acumulados e a poluição originada são também consequências devidas à construção das infra-estruturas.
2. As redes de transporte que ligam as cidades aumentam a fragmentação e degradação da paisagem natural ou urbana, devido ao efeito "barreira" das infra-estruturas.
3. A expansão urbana envolve o desenvolvimento e a utilização ineficaz dos terrenos urbanos, pois muitas vezes as cidades não possuem um ordenamento do território adequado.
O ruído é uma das principais preocupações para as pessoas que vivem perto das infra-estruturas. O rápido crescimento da procura de transporte na Europa encaminha ao tumulto de um crescente número de cidadãos durante o dia e a noite. Até agora, os dois meios mais comuns para reduzir o ruído no transporte ferroviário Europa foram barreiras acústicas e isolamento das janelas das habitações próximas das vias-férreas. Reduzir o ruído na fonte tem sido apontada como a solução mais eficaz, tanto em termos

Relacionados