iugggggfgfg

969 palavras 4 páginas
Prevenção de acidentes e lesões profissionais no Desporto

Índice

Conteúdo

Introdução
Na atualidade a importância das lesões desportivas extravasa o âmbito da medicina desportiva ou das ciências do desporto para se tornar uma verdadeira preocupação de saúde pública. O desenvolvimento de estratégias para prevenção das lesões desportivas deve requerer, sobretudo, a quantificação sistemática de diagnósticos específicos das lesões, bem como investigação de potenciais fatores de risco, tais como características pessoais, equipamentos e modelos de treino.

A importância do exame medico - Desportivo O exame médico – desportivo deverá ser encarado pelo médico, e pelo desportista, como um momento sério, rigoroso e, talvez único, na avaliação da condição física para a prática do desporto, na correção de fatores físicos anormais e na prevenção primária de lesões desportivas.

Paradigma da lesão desportiva
Lesão desportiva significa uma paragem desportiva, ou impedimento, por um período superior a 24 horas ou diminuição quantitativa e/ou qualitativa do desempenho. De qualquer das formas quer nos casos de lesões agudas, ou crónicas, existem sempre fatores intrínsecos (inerentes ao próprio organismo) ou extrínsecos (inerentes ao meio exterior, onde o desporto se realiza).

Prevenção de lesões no desporto
Na prática existem 2 tipos de acidentes: os previsíveis e os imprevisíveis.
ACIDENTES PREVISIVEIS Em relação com: material inadequado, calçado e terreno. Prática desportiva em si mesma. ACIDENTES IMPREVISIVEIS Em relação com: fadiga, agressividade e circunstâncias exteriores

INTERACÇÃO ENTRE FACTORES INTRINSECOS E EXTRINSECOS
A existência de fatores inerentes ao atleta colocam-no, aquando da prática desportiva como um alvo predisposto que, sujeito á exposição a fatores externos, o transformam num alvo suscetível. A existência de um acontecimento

Relacionados