Itroduçao Engenharia Mecânica Toyota

377 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

TRABALHO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA

ALISSON GUARIENTE
BERNARDO LOCKS
GABRIEL ROVEDA
JOHANN THIBES
LEONARDO WITTI
MANOEL HENRIQUE

JOINVILLE
2014
Introdução:
A Toyota é um exemplo de produtividade. Um carro fabricado pela montadora japonesa nos Estados Unidos apresenta metade dos problemas e têm custo 40% inferior ao de suas concorrentes americanas, todas à beira da falência.
O Problema:
A Toyota, empresa japonesa do ramo automotivo, se deparou com um problema: Levar toda a produção para fora do país ou encontrar formas de reduzir o custo no próprio território devido à situação econômica de crise no mundo em 2008.
Mediante a essa encruzilhada, a japonesa optou por encontrar novas tecnologias para sua linha de montagem e manter a produção no país.
A Toyota precisava reduzir custos e espaço, para isso desenvolveu três inovações em sua linha.
As Inovações:
1- Linha de montagem lado a lado ao em vez de enfileirada:
Ao invés de serem posicionado um de frente para o outro, a Toyota decidiu colocar os carros lado-a-lado. Essa inovação diminuiu o tamanho da linha em 35% reduzindo custos e aumentando a produção, isso traz menor movimentação dos operários e possibilidade de trabalhar com a parte da frente e de trás ao mesmo tempo.
2- Transportador por rolos de fricção ao invés de esteiras
O rolo de fricção tem menos partes móveis que uma esteira convencional tornando eventuais manutenções menos trabalhosas e não são barulhentas como as esteiras.
3- Elevação por plataformas no lugar de guinchos
Ao invés do chassi do carro ser pendurado por esteiras transportadoras penduradas acima da cabeça, eles são colocados em plataformas elevadas que são 50% mais baratas. Elas também reduzem os custos com climatização em 40% devido ao teto ficar mais baixo.
Conclusão:
Usando da engenharia e tecnologia de ponta a fábrica possui produção super eficiente utilizando metade dos

Relacionados