Itinerário Terapêutico de Lorenzo

Páginas: 2 (297 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Itinerário Terapêutico.

Desde os tempos mais antigos, as pessoas buscam os mais diversos métodos para obtenção da cura ou, pelo menos, alívio de problemas desaúde. Esses métodos têm um cunho cultural muito forte e, em sua maioria são buscados por pessoas que têm fé na eficácia deles. Muitas pessoas não precisam decomprovação científica para acreditar que o tratamento vai gerar resultado; às vezes só por ser tradição familiar, algo que vem de muito tempo e que tem "dado certo", o métodojá é considerado eficiente.

Alguns são mais recentes, tecnológicos e estão sendo muito divulgado atualmente. A acupuntura, por exemplo, é de origem e tradiçãochinesa e, de acordo com a OMS é um método de tratamento complementar. Existem também aqueles em que a fé é o principal meio para obtenção da cura.

O itinerárioterapêutico é o processo pelo qual o indivíduos escolhem, avaliam e aderem ( ou não ) a determinados tratamentos ou terapêuticas no caminho percorrido em busca da curado problema de saúde. (doença, aflição ou enfermidade). Tudo acontece em vista da cura daquele problema e se adquire uma outra normalidade não aquela normalidadeantes da patologia.

Dentro do cuidado a biomedicina não se preocupa com o modelo explicativo do sujeito, mas apenas no modelo explicativo do biomédico. Negligenciandoou menosprezando a concepção do sujeito.

Portanto o itinerário terapêutico esta inserido em uma área de sistema do cuidado que pode ser sistema de cura formalou informal. O formal é constituído pelo sistema profissional e o informal, que é dividido em popular e folk que é constituído por instituições informais de cura.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Itinerário terapêutico
  • Itinerario terapeutico
  • Itinerário terapéutico
  • Itinerario terapeutico
  • Itinerário terapêutico no cuidado mãe-filho: interfaces entre a cultura e biomedicina
  • Itinerário
  • lorenzo
  • lorenzo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!