Iteligência emocional

Páginas: 35 (8686 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
Inteligência Emocional como um diferencial do profissional de  secretariado executivo. 1 
Ione Mara Stürmer 2

Resumo
Este trabalho tem por objetivo fornecer uma visão panorâmica aos leitores, no que diz respeito à inteligência emocional, seus conceitos, seus significados e sua aplicação na vida diária, com enfoque final direcionado ao profissional de secretariado executivo. O métodoutilizado foi o de revisão bibliográfica de autores especializados no assunto, com resultados positivos, tendo em vista a diversidade bibliográfica disponível. Conclui-se ao final do documento que a matéria traz esclarecimentos sobre o tema, de fácil entendimento à população em geral, com aplicação imediata e plausível. Palavras-chaves: Inteligência. Emoção. Relacionamentos. Cérebro. Aprendizagem.Aptidão.

Abstract
The present paper aims to offer readers an overview on emotional intelligence, its concepts, its meanings and its daily life application with a final approach directed to bilingual executive secretaries. The used method was a bibliographical review on authors who are specialists on the subject. The results were positive considering the diversity of the available literature. We cameto the conclusion that the mentioned literature offers elucidation on the matter which is easy to be understood by the population in general and provides an immediate and plausible application. Keywords: Intelligence. Emotion. Relationships. Brain. Learning. Aptitude.

Texto elaborado no Relatório de estágio para obtenção de título de Bacharel em Secretário Executivo Bilíngue. 2 Aluna do 8°semestre do curso de Secretário executivo Bilíngue da Universidade de Caxias do Sul. ionemaras@gmail.com  

1

   

Introdução
Emoção. O que entendemos de uma palavra cujo significado (e também consequências) é discutido há mais de um século por psicólogos e filósofos? O Dicionário Didático Brasileiro diz que emoção é um estado mental caracterizado por intenso sentimento acompanhado deperturbações psicológicas e até fisiológicas, que representam as formas primitivas de conduta. Eu entendo que emoção é sentimento, na sua forma mais complexa, pessoal e transferível, já que sempre contagiamos quem conosco convive. Este artigo tem o objetivo de proporcionar aos leitores uma visão panorâmica sobre as emoções, como administrá-las de forma inteligente e de que forma esse entendimento podeauxiliar na vida diária, com enfoque para o profissional de secretariado executivo. O capítulo é apresentado em dez seções: a primeira aborda sobre a dicotomia razão/emoção, popularmente conhecida por coração/cabeça; a segunda apresenta a divisão fisiológica do cérebro, descrevendo em que parte dele se processam as emoções e o raciocínio; a terceira descreve as diferentes nomenclaturas deinteligência, de acordo com os autores pesquisados; a quarta faz distinção entre os conceitos de quociente intelectual e quociente emocional. Da quinta a nona seção são apresentados os cinco domínios das emoções e como reconhecê-las em si próprio e nos outros; por fim, a décima seção aborda a inteligência emocional como um diferencial para o secretariado executivo, como forma de aumentar sua empregabilidade emum mundo tão competitivo.

Razão e emoção – duas mentes
Há dois modos primordialmente distintos de conhecimentos que constroem nossa vida mental: razão e emoção. E aqui se encaixa a distinção popular entre ‘coração’ e ‘cabeça’. Por muitos anos acreditou-se que as decisões sensatas provêm de uma cabeça fria e que 'as coisas do coração' não se misturam com a razão. Ao encontro dessa cultura, dizDamásio (2005, p.12):
2   

   
[...] a razão pode não ser tão pura quanto à maioria de nós pensa que é ou desejaria que fosse, e que as emoções e os sentimentos podem não ser de todo uns intrusos no bastião da razão, podendo encontrar-se, pelo contrário, enredados nas suas teias, para o melhor e para o pior.

De um modo global pode-se dividir a mente em duas:   Mente racional - é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iteligencia artificial
  • emocional
  • A Intelência Emocional
  • Inteligencia Emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligência EMOCIONAL
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!