Italo Ayres Um estudo sobre a implanta o do HTML5

2534 palavras 11 páginas
HTML5: Um estudo sobre a implantação, as vantagens da sua aplicação e seus recursos.

Italo Ayres de Sá1

1. Introdução HTML5 é a nova versão da linguagem mais usada em sites e WebApplications, visando padronizar o conteúdo na internet, varias melhorias foram adicionadas ao HTML padrão, a principal delas seria suporte a novos tipos de arquivos e funções que anteriormente só estavam disponíveis através de plugins. Esse novo padrão busca tornar o desenvolvimento de aplicações uniforme e simples, pois as mesmas funções podem ser executadas independente do navegador ou dispositivo utilizado.
Ainda em fase de desenvolvimento, importantes elementos já foram adicionados, como suporte padrão a vídeos e áudio (eliminando a necessidade do Flash), funções para facilitar criação de interface gráfica (Canvas), além de uma versão primitiva de classes de objetos (que já existia nas versões anteriores do HTML mas de modo estruturado).
Basicamente tratasse de um aglomerado de antigas ferramentas que foram unidas num padrão, entre elas: JavaScript, CSS, XHTML, XML, PHP, entre outras. O HTML5 permite por meio de suas APIs a manipulação das características destes elementos, de forma que o website ou a aplicação continue leve e funcional. Outras modificações, em comparação com o antigo HTML, a criação de seções comuns e específicas para organização do código, como rodapé, cabeçalho, sidebar e menus. A aceitação do novo padrão está ocorrendo facilmente, redes sociais e mecanismos de busca já usam o HTML5, assim como o OS Android que já o tem nativamente. Supondo que a mudança continue, neste ritmo o HTML5 vai dominar os outros modelos de exibição, substituindo­os aos poucos, essa é a principal causa de divergência na sua implantação já que muito conteúdo na internet ainda é produzido usando plugins e sistemas “ultrapassados”, e os desenvolvedores teriam que aprender a trabalhar usando as novas ferramentas disponíveis. (YANK, 2009; ANTHES, 2012) O

Relacionados