ITACY DISSERTA O FILOSOFIA PRONTO

1228 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS – CESP
LINCENCIATURA EM LETRAS

ITACY ANDRÉA CARMO PIEDADE

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Parintins – AM
2013
ITACY ANDRÉA CARMO PIEDADE

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Parintins-AM
2013
Dissertar acerca do papel da filosofia da educação no processo formativo do educador.

O presente texto pretende dissertar sobre o papel da filosofia da educação no processo formativo do educador, partindo da ideia de que a educação deva ser sistematizada, embasada em uma orientação filosófica, mas para entendermos o que isto significa, a priori deve-se saber o que vem ser filosofia, então, a partir desta compreensão será possível analisar e discorrer o assunto em questão.
A filosofia é o estudo que procura a compreensão total da realidade, por intermédio do conhecimento humano. “Para Platão, a primeira virtude do filósofo é ser capaz de admirar-se e essa admiração é a condição da qual deriva a capacidade de problematizar”. (Pág. 105, ARANHA ). Esta citação nos leva a pensar na importante necessidade de se refletir sobre os problemas que cercam a realidade educacional num sentido global, pois como educador em formação é preciso ter a visão de um todo e assim desenvolver um pensamento crítico para perceber tais problemas que compõe a realidade tornando- se capaz de criar um bom método para que a educação eu ele transmita tenha resultados positivos.
O que é preciso para ser um bom educador? Com certeza vocação e desprendimento não são suficientes para ser um bom educador é preciso ter além desses, força de vontade para buscar condições para um trabalho decente e principalmente uma boa formação profissional.
O educador que se baseia em uma orientação filosófica adquire uma visão ampla, ou seja, se torna capaz de aplicar métodos mais eficazes à educação, a partir do momento em que percebe quais os problemas que cercam a realidade educacional em que se encontra, é possível

Relacionados