ISTO É

335 palavras 2 páginas
Sete Passos Fundamentais a Percorrer no Problem-Based Learning – PBL

Clarificação de Termos e Conceitos: Mais do que uma clarificação de termos, procura-se um consenso sobre a interpretação dos mesmos. Em alguns casos recorre-se a um dicionário.

Definir o Problema: Procura-se definir concretamente o problema em análise. Por vezes do problema principal podem surgir uma série de problemas secundários, que têm de ser identificados antes da passagem ao passo seguinte.

Análise do Problema: Através da análise cuidadosa dos conceitos presentes, daí resultando suposições ou hipóteses, alicerçadas em conhecimento prévio dos elementos do grupo e reflexão sobre o problema. Estas ideias, suposições e hipóteses após serem verbalizadas pelos membros do grupo são sujeitas a discussão, escrutinadas, complementadas ou modificadas. Este processo é conhecido como “Brain-Storming”

Elaboração de Inventário: Serve como sumário e estrutura as hipóteses e ideias resultantes da análise do problema, estabelecendo quais os tópicos que devem ser prioritários no estudo, permitindo melhor gestão do tempo.

Formulação de Objectivos/Metas de Aprendizagem: Respostas às questões resultantes da análise do problema, de forma a ter um conhecimento mais profundo do mesmo; selecção pelo grupo dos objectivos sobre os quais se irá focar, estabelecendo distribuição de tarefas e ferramentas a utilizar na pesquisa.

Recolha de informação: Estudo individual e recolha de informação através de artigos científicos, livros, bases de dados, meios audiovisuais e entrevistas.

Síntese e Teste de Informação: Nesta ultima etapa é efectuada a síntese e teste da informação mais recentemente adquirida. O grupo toma conhecimento das descobertas individuais, suplementa e corrige o que achar necessário, o que leva a que se recomece o processo do PBL a partir da 4ª etapa. Poderá, por vezes, ser decidido que se percorra um novo caminho através da análise de outro problema, que embora

Relacionados