ISSQ na Exportação

Páginas: 7 (1622 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
A Arte da Guerra aplicada aos negócios – Parte I
Escrito a mais de 2.500 anos atrás pelo famoso general chinês Sun Tzu, A Arte da Guerra (em chinês 孫子兵法, literalmente “Estratégia Militar de Sun Tzu”) é um dos mais influentes livros dos dias atuais. Isso porque apesar de ter sido escrito como um manual de estratégia bélica, seu texto atual e ideias claras o destinaram a secundar uma outraguerra: a das empresas no mundo dos negócios. Assim, o livro migrou das estantes dos estrategistas militares para as dos executivos e administradores. Este é o primeiro artigo de uma série onde traremos as lições de A Arte da Guerra para o contexto empresarial.
No capítulo I, chamado Estimativas, a partir do verso 4 até o 10, Sun Tzu nos lista os 5 fatores que, na primeira parte do planejamentodeterminam a situação inicial:
1. Tao, o caminho (representando a lei moral) – Diz Sun Tzu: “A Lei Moral leva os soldados a seguirem incondicionalmente seu superior e nisso não temem qualquer perigo”. Traduzindo: As empresas com uma missão engajadora, socialmente responsável e correta, além de diferenciadora, tem uma forte vantagem competitiva.
2. Tien, o céu (simbolizando as circunstâncias) – “Céusignifica noite e dia, frio e calor, tempo e estação”. Ou seja, somos influenciados por fatores externos e macroambientes (economia, inflação, dólar, poder de compra, sentimento das pessoas, etc.). Saber quais são, como nos influenciam e se podemos alterá-los é fundamental para um líder de sucesso.
3. Di, a terra (descrição de estruturas) – “Terra envolve distâncias, grandes ou curtas, perigo esegurança, estreiteza e amplidão, chances de vida ou morte”. Estamos falando aqui de estrutura, processos, equipamentos e capacidade. A função de Di é aproveitar ao máximo Tien, incluindo aqui a comunicação interna para ter clareza de objetivos e agilidade de mudar quando necessário.
4. Dschain, o comando (a capacidade de liderança) – “Comando significa sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem erigor”. Esses são critérios que deveriam caracterizar o gerenciamento de uma empresa, e todo líder tem de se deixar avaliar com base nisso. A função de Dschian é coordenar Di, baseado em Tien, para que todos sigam ou busquem o Tao.
5. Far, o método (disciplina e hierarquia) – “Método abrange a estruturação do exército em subdivisões hierárquicas necessárias, o sustento das linhas de reforço e ocontrole dos gastos militares”. Far são as regras, diretrizes e a disciplina com a qual as leis são cumpridas. O desafio do líder é fazer isso sem sufocar a iniciativa individual nem a criatividade, além de fazer com que as regras sejam simples e claras, alinhadas com tudo que falamos anteriormente, sem se contradizerem.
A importância de conhecer bem esses cinco fatores é resumida de maneiraclara e indiscutível por Sun Tzu assim: “Todo comandante tem de estar familiarizado com esses cinco fatores. Quem estiver com eles vencerá; quem não estiver com eles perderá”.

A Arte da Guerra aplicada aos negócios – Parte II
Este é o segundo artigo de uma série onde traremos as lições de A Arte da Guerra para o contexto empresarial. Você pode ler a Parte I aqui. Continuando com o nosso estudo daobra de Sun Tzu, neste artigo analisaremos seis princípios estratégicos que devem ser bem utilizados por empreendedores e pessoas em cargo de liderança:
 
1. CAPTURAR O SEU MERCADO SEM DESTRUÍ-LO
“Na arte da Guerra, a melhor opção é tomar o país inimigo intacto. Esmagar um país é apenas a segunda melhor opção (…). Portanto, conquistar cem vitórias em cem batalhas não significa o máximo daexcelência. O máximo da excelência é subjugar o exército inimigo sem chegar sequer a combatê-lo.” (Capítulo III – Estratagemas, versos 1 e 2)
Como em todo negócio, o objetivo de sua empresa é sobreviver e prosperar, e para isso ela deve capturar seu mercado. No entanto, deve fazê-lo de forma que o mesmo não seja destruído no processo. Por exemplo, uma empresa pode atacar fatias do mercado que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exportação
  • Exportação
  • exportação
  • exportação
  • Exportação
  • Exportação
  • exportação
  • exportação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!