ISSQ na Exportação

1622 palavras 7 páginas
A Arte da Guerra aplicada aos negócios – Parte I
Escrito a mais de 2.500 anos atrás pelo famoso general chinês Sun Tzu, A Arte da Guerra (em chinês 孫子兵法, literalmente “Estratégia Militar de Sun Tzu”) é um dos mais influentes livros dos dias atuais. Isso porque apesar de ter sido escrito como um manual de estratégia bélica, seu texto atual e ideias claras o destinaram a secundar uma outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios. Assim, o livro migrou das estantes dos estrategistas militares para as dos executivos e administradores. Este é o primeiro artigo de uma série onde traremos as lições de A Arte da Guerra para o contexto empresarial.
No capítulo I, chamado Estimativas, a partir do verso 4 até o 10, Sun Tzu nos lista os 5 fatores que, na primeira parte do planejamento determinam a situação inicial:
1. Tao, o caminho (representando a lei moral) – Diz Sun Tzu: “A Lei Moral leva os soldados a seguirem incondicionalmente seu superior e nisso não temem qualquer perigo”. Traduzindo: As empresas com uma missão engajadora, socialmente responsável e correta, além de diferenciadora, tem uma forte vantagem competitiva.
2. Tien, o céu (simbolizando as circunstâncias) – “Céu significa noite e dia, frio e calor, tempo e estação”. Ou seja, somos influenciados por fatores externos e macroambientes (economia, inflação, dólar, poder de compra, sentimento das pessoas, etc.). Saber quais são, como nos influenciam e se podemos alterá-los é fundamental para um líder de sucesso.
3. Di, a terra (descrição de estruturas) – “Terra envolve distâncias, grandes ou curtas, perigo e segurança, estreiteza e amplidão, chances de vida ou morte”. Estamos falando aqui de estrutura, processos, equipamentos e capacidade. A função de Di é aproveitar ao máximo Tien, incluindo aqui a comunicação interna para ter clareza de objetivos e agilidade de mudar quando necessário.
4. Dschain, o comando (a capacidade de liderança) – “Comando significa sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e

Relacionados

  • CFOP
    33218 palavras | 133 páginas
  • PLANEJAMENTO FINANCEIRO
    6187 palavras | 25 páginas
  • Apostila ISS
    8268 palavras | 34 páginas
  • Direito Tributario I Total 1
    23368 palavras | 94 páginas