Issomemoo

793 palavras 4 páginas
(CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - Escolas geográficas (Quadro síntese) )
Escolas geográficas:
Tipos de argumentos utilizados pelos Estados-nações na legitimação de seus interesses geopolíticos nos séculos XIX e no século XX com o auxilio das escolas geográficas.
Determinismo ambiental:
Serviu para legitimar a política expansionista Bismarckiana na Alemanha e depois serviu para legitimar a política expansionista do nazismo na 2ª Guerra Mundial
Possibilíssimo:
Serviu para (embora se utilizando do discurso de neutralidade científica (como crítica ao determinismo alemão e a política expansionista de Bismarck), essa escola geográfica atendia aos interesses da França ao contrapor a política expansionista bismarckiana ao) efetivar a política colonialista francesa do final do século XIX, ao instalar colônias francesas tanto na África quanto na Ásia.
Método regional : Serviu para legitimar a manutenção das colônias europeias na África e na Ásia do final do século XIX e início do século XX.
Quantitativa ou Teorética
Serviu para legitimar a apropriação dos recursos naturais dos países subdesenvolvidos no início da segunda metade do século XX, quando a situação de pobreza e miséria existente nos países subdesenvolvidos era vista como um estágio a ser superado a partir da adoção de políticas de industrialização. Nesse caso, o estado capitalista (países ricos) bancaria o progresso dos países pobres, com a instalando suas indústrias e criando emprego para as populações pobres desses países e consequentemente o promoveria o desenvolvimento econômico nesses países pobres. Mas como se sabe, o lucro dessas indústrias não ficam nos países pobres, são transferidas para os países de origem dessa indústria.
Crítica:
Escolas geográficas / Base metodológica: Como encaravam o subdesenvolvimento
Determinismo ambiental: Positivismo
Como resultado dos condicionantes naturais.

Relacionados