Issoae

1428 palavras 6 páginas
USO DE MECANISMOS DE COESÂO

RESUMO

Este trabalho tem por objetivp apresentar um estudo sobre a importância da coesão e da coerência na construção do texto, mas tomando como modelo, o processo cognitivo que ambas necessitam para exercer o fundamental papel de elementos lingüísticos presentes na superfície textual, pois se ligam e se conectam, por meio de recursos também lingüísticos, de modo a formar um “tecido”no contexto em que estão inseridas.

Palavras-chave: Coesão; Texto; Mecanismo.

1 INTRODUÇÃO

A mente humana é um processador de informação, ou seja, ela recebe, armazena, recupera, transforma e transmite informação, bem como os processos correspondentes que podem ser estudados como padrões. A interpretação real é um ato mental, precisamente, um processo cognitivo de usuários da linguagem. O resultado deste processo é uma representação conceitual do discurso na memória.

Segundo, Beaugrande e Dressler (1981) “o texto é originado por uma variedade de operações cognitivistas interligadas, um documento de procedimentos de decisão, seleção e combinação, de maneira que caberia à Lingüística Textual desenvolver [...] motivações e estratégias da produção e compreensão dos textos”.

Tais estratégias são hipóteses operacionais eficazes sobre a estrutura e o significado de um fragmento de texto ou de um texto inteiro.

O cognitivo apresenta-se sob a forma de representações e tratamento ou formas de processamento da informação. Pode-se, assim, dizer que a memória opera em três momentos ou fases. Estocagem, quando as informações perceptivas são transformadas em representações mentais associadas a outras; retenção, quando se dá o armazenamento das representações; e reativação, quando se opera, entre outras coisas, o reconhecimento, a reprodução, o processamento textual.

2 A COESÃO E A COERÊNCIA

A coesão e a coerência no texto falado mostram que o estudo

Relacionados

  • issoae
    1576 palavras | 7 páginas
  • issoae
    2713 palavras | 11 páginas
  • Case Tam
    641 palavras | 3 páginas