Israel Imaginada: do Sionismo ao Estado Multicultural

Páginas: 77 (19152 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014
 CENTRO UNIVERSITÁRIO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – IESB
RELAÇÕES INTERNACIONAIS





Natália Emerim Martins de Paula





Israel imaginada: do Sionismo ao Estado Multicultural









BRASÍLIA - DF
2012
NATÁLIA EMERIM MARTINS DE PAULA






Israel imaginada: do Sionismo ao Estado Multicultural









Trabalho deConclusão de Curso apresentado ao curso de Relações Internacionais do Instituto de Educação Superior de Brasília, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Relações Internacionais.
Orientador: Prof. Marco Antonio de Meneses Silva.








BRASÍLIA – DF
2012
NATÁLIA EMERIM MARTINS DE PAULA






Israel imaginada: do Sionismo ao Estado MulticulturalTrabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora com vistas à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais do Instituto de Educação Superior de Brasília.
Brasília, DF ___ de junho 2010.





Banca Examinadora:

___________________________________
Prof. Msc. Marco Antonio de Meneses Silva - orientador

___________________________________
Prof. Msc. MárcioAugusto Scherma

___________________________________
Prof. Dr. Jacques Ibáñez de Novion



BRASÍLIA – DF
2012
AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente aos meus pais, Marlene Emerim e Marcino de Paula, pelo apoio constante e principalmente ao meu pai por ter financiado minha viagem à Palestina que foi minha maior inspiração para o trabalho.Agradeço a iniciativa O Caminho de Abraão pela oportunidade de poder presenciar e viver um pouco a rotina dos palestinos que vivem nos territórios ocupados por Israel. Obrigada a todos os meus amigos que me acompanharam na viagem, e a todos aqueles que me ouvem falar constantemente sobre o assunto. Um agradecimento especial ao Felix Barreira por ser meu principal ouvinte e pelo fornecimento dematerial para o trabalho. Obrigada também, Marco Antonio de Meneses pelas dicas e pela paciência.

















































“The beginning is to develop something entirely missing from both Israeli and Palestinian realities today: the idea and practice of citizenship, not of ethnic or racial community, as the main vehicle ofcoexistence.” Edward W. Said
RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a realidade multicultural de Israel e mostrar a origem do nacionalismo judaico e palestino, assim como o conflito entre os dois que foi intensificado com a independência de Israel e chegou aos seus extremos depois da ocupação ilegal israelense dos territórios palestinos em 1967. Israel dominou os territórios daCisjordânia, Jerusalém Oriental e Faixa de Gaza, e colocou sob ocupação militar os palestinos habitantes da região, além de confiscar ilegalmente parte da terra para a construção de assentamentos, onde atualmente moram mais de meio milhão de israelenses. Tal acontecimento dificultou a construção de um Estado palestino nos territórios ocupados por Israel e modificou a demografia do país. Além dospalestinos cidadãos de Israel atualmente existe aproximadamente um milhão de imigrantes soviéticos não judeus cidadãos do Estado assim como milhares de imigrantes ilegais vivendo no país e que não foram absorvidos na sociedade israelense, como os palestinos. Hoje, Israel encontra dificuldades em manter o seu caráter essencialmente judaico e em enfrentar sua realidade multicultural.
PALAVRAS-CHAVE:Sionismo, Conflito Israelo-Palestino, Estado binacional, multiculturalismo.













ABSTRACT

The present work aims to analyze the multicultural reality of Israel and to show the origins of the Jewish and Palestinian nationalisms, as well as the conflict between the two parts that was intensified with the independence of Israel and came to its extremes after the illegal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Israel
  • Estado de Israel
  • A Forma O Do Estado De Israel
  • A Criação do Estado de IsraeL
  • atual estado de Israel
  • a criação do estado de israel
  • Formação do estado de israel
  • A Criação do Estado de Israel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!