isonizacao

1601 palavras 7 páginas
Insonorização de Grupo Gerador em ambientes de Alvenaria

A unidade de medida do nível do ruído:

A unidade de medida do som é o decibel (dB). O decibel é um número em escala logarítma que expressa a relação entre os valores de duas pressões geradas pelo som, ou seja, uma comparação entre a pressão efetiva e uma pressão de referência.
Em geral, as regulamentações sobre a emissão de ruídos são redigidas em termos de “decibéis escala ‘A’” ou dB(A). A letra “A” indica que a escala foi “ajustada” para um valor aproximado, de modo a representar intensidade do som da forma como um ser humano a percebe. A intensidade depende da magnitude da pressão (amplitude) e da frequência do som.
Os dados precisos e significativos sobre a intensidade do som devem ser medidos preferencialmente num local denominado “campo aberto”, para que se possa coletar os dados das medições dos ruídos. Um “campo aberto”, ao contrário de um “campo reverberante”, é um campo sonoro no qual os efeitos causados por obstáculos ou por barreiras à propagação do som são insignificantes. Em geral, isto significa que os objetos ou barreiras estão situados longe demais, não interferem na área do teste e/ou estão cobertos com materiais adequados para a absorção do som. As medições de ruídos devem ser feitas utilizando-se um medidor do nível de som e um analisador de oitava banda para uma análise mais detalhada por consultores técnicos especializados em acústica. Os microfones devem ser colocados em um círculo, com raio de 7 metros, em torno do no grupo gerador. Esta é uma distância suficiente para este tipo e tamanho de equipamento.

Na figura 1.0 temos uma tabela que, com associações, nos da uma noção real da relação do dB(A) com o ruído que realmente ouvimos.

Figura 1.0

Ruídos produzidos por um grupo gerador

As instalações de grupos geradores estão sujeitas a problemas relacionados com ruídos, devido aos elevados

Relacionados