Isolantes acústicos em estúdios

Páginas: 5 (1159 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Objetivo

Este trabalho objetiva estudar isolantes acústicos em estúdios musicais, demonstrando os principais tipos de materiais, técnicas e processos utilizados para impedir ou diminuir que o som saia do ambiente, evitando assim, que o ruído cause o desconforto alheio. O som se propaga através de ondas sonoras.

Introdução

Isolantes acústicos são barreiras capazes de diminuir ou até mesmoimpedir a passagem de ondas sonoras de um ambiente para o outro.
Esse método de isolamento é utilizado principalmente em regiões próximas de fábricas, aeroportos, discotecas e estúdios, pois dessa forma é possível proporcionar conforto acústico ao ser humano e evitar sérios prejuízos à saúde.
Os principais materiais utilizados para realizar o isolamento são: lã de vidro, lã de rocha, espumaselastoméricas, fibra de coco entre outros materiais que serão apresentados.
Em estúdios, o principal material utilizado são as espumas elastoméricas que são feitas de poliuretano poliéster e podem ser encontradas em diversas espessuras e dimensões.
O projeto acústico de um estúdio envolve vários fatores, desde a investigação da causa do ruído até solução do problema, através de técnicas quemelhorarão os aspectos do ambiente.

Isolamento Acústico

Ruído

O barulho de máquinas e equipamentos utilizados por indústrias, carros, músicas em volumes exagerados entre outros, produzem ruídos que a curto, médio e longo prazo podem causar sérios prejuízos à saúde.
O termo ruído pode ser definido como um som ou um conjunto de sons indesejáveis e desagradáveis, tanto de forma física como deforma psicológica, para aquele que ouve, porém um som pode ser indesejável para um individuo, mas não para o outro. Em geral o ruído causa incomodo e dificukra ou impede a atenção, a concentração e a comunicação.
O ruído de forma mais formal pode ser caracterizado como um fenômeno físico vibratório com características indefinidas de variações de pressão em função da frequência.

Classificação doruído

Os ruídos podem ser classificados em contínuo, intermitente ou de impacto.

• Contínuo: ruídos que, durante um período de observação não menor de 15 minutos tem variação de 3 dB.
• Intermitente: ruídos que apresentam picos maiores de 3 dB, em períodos curtos (menores que 15 minutos e superior a 0,20 s).
• Impacto: picos de energia acústica de duração inferior a 1s , em intervalossuperiores a 1s.

Tratamento acústico

A acústica de uma sala de gravação, deve ser o item mais importante que se deve levar em conta antes de iniciar qualquer projeto de gravação!
Construídas as paredes e o teto do estúdio, dentro dos critérios adequados de isolamento, é necessário fazer um tratamento interno das superfícies.

O tratamento acústico de um ambiente visa melhorar a forma decomo as ondas sonoras se propagam dentro do ambiente, corrigir problemas de ondas estacionárias, corrigir reflexões exageradas ou uma acústica muito morta, e amenizar alguma frequência que soe muito forte.
Antes de se definir o tipo de material a ser usado no tratatmento acústico, é importante conhecer o coeficiente de reduçãoi de ruído (NRC). Ele é um valor numérico de classificação que permitequantificar a capacidade de um determinado material em absorver som. O NRC de um material é a medida de absorção de várias frequencias centrais entre 125Hz e 4kHz. Quanto maior for o coeficiente, melhor será absorção do material.
A tabela abaixo mostra alguns exemplos de materiais:


Os materiais porosos (espumas, carpetes, etc) em geral são suficientes para absorver agudos, pelo fato depossuírem comprimentos de ondas pequenos, e assim qualquer pequena irregularidade do material é capaz de diminuir a energia da onda sonora. Já no caso dos graves, o que é feito com painéis especiais de amortecimento (chamados de “bass-traps”), que vibram com os graves e ao mesmo tempo absorvem a energia dessa vibração, não devolvendo a onda do ambiente. Em algumas situações, pode ser necessário reduzir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isolantes acústicos
  • Tratamento acustico em estudio de gravação
  • trabalho fisica isolante acustico
  • Isolantes termicos e acusticos
  • Materias isolantes e acusticos
  • Isolante Acústico
  • Isolantes Termo Acustico
  • A vermiculita como isolante térmico e acústico e suas aplicações na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!