Isolamento e caracterização do eugenol

Páginas: 4 (858 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

O cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é uma planta nativa das ilhas da Indonésia. Atualmente, ele é cultivado em outras regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e de Granada.
Obotão seco de sua flor (ilustrado na figura 1) é utilizado como especiaria desde a antiguidade, sendo que no início do século XVI um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro.Figura 1: Cravo-da-Índia

Veio da China a primeira indicação do uso do cravo-da-índia como condimento, remédio e elemento básico para elaboração de perfumes especiais e incensos aromáticos.
Aprimeira pessoa que fez uma descrição completa do cravo-da-índia foi um botânico alemão chamado Everard Rumph que dizia: "é a mais bela, a mais elegante e a mais preciosa de todas as árvores". Na culináriada Idade Média, o cravo-da-índia era usado como aromatizante para conservas e como adorno para pratos selecionados.
Atualmente, a ciência já é capaz de explicar esse uso. O óleo essencial presentenesta especiaria é o eugenol. Esta substância, cuja molécula está ilustrada na figura a seguir, apresenta efeitos antiinflamatório, cicatrizante, analgésico e anticéptico; por isso é que hoje, o cravo éempregado na culinária, em fumos e na fabricação de fármacos, sendo bastante utilizado na área odontológica. Em associação com o óxido de zinco é utilizado como massa provisória para determinadostipos de restaurações ortodônticas.












Figura 2: Estrutura do Eugenol.

O conteúdo total de óleo em cravos (de boa qualidade) chega a 15%. O óleo é constituído, basicamente, poreugenol (70 a 80%), acetato de eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%).
O eugenol é um composto aromático que não está presente somente no cravo, mas também em canela, sassafrás e mirra. Otratamento médico aom a substância é utilizado para combater náuseas, flatulências, indigestão e diarréia. Além disso, a substância possui propriedades bactericidas e antivirais.
Na presente prática, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isolamento, Purificação e Caracterização da Cafeína
  • Isolamento e Caracterização de um Glucan Tipo polissacarídeo
  • Eugenol
  • ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO PARCIAL DE BAL TOLERANTES DE DOIS QUEIJOS MEXICANOS
  • transformação de um vegetal em extrato bruto e o isolamento, caracterizaçao e identificação do metabólito
  • Isolamento
  • Isolamento
  • Isolamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!