ISO8000

626 palavras 3 páginas
Introdução

A Norma SA 8000, ou Social Accountability 8000, é desenvolvida pela SAI - Social Accountability International, uma ONG Estadunidense. Foi à primeira norma certificável de aspectos de responsabilidade social de empresas com alcance internacional, lançada em 1997 e renovada em 2001 e 2008.
Essa norma baseia-se nas diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na ONU, principalmente quanto aos direitos humanos e direitos da criança, buscando garantir direitos básicos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos, tanto da organização quanto em sua cadeia de valor.
Ela é aplicável a empresas de qualquer porte que queiram demonstrar á seus clientes e partes interessadas que a empresa esta preocupada com o bem estar dos seus funcionários e os locais de trabalhos de seus funcionários são dignos, que seus direitos básicos são respeitados e que a administração da empresa respeita e se responsabiliza com o bem estar dos mesmos.

A Importância da SA 8000 nas Empresas

Essencialmente, a SA 8000 é uma norma para prover melhoria das condições de trabalho, focando o tratamento ético e justo aos trabalhadores.
Para que a empresa consiga a norma SA8000, é necessário programar um sistema de gestão de responsabilidade social eficaz de acordo com os requisites da norma.
A Norma SA 8000 traz todos os requisitos e a metodologia de auditoria para uma correta avaliação das condições do local de trabalho, incluindo trabalho infantil, trabalhos forçados, saúde e segurança no trabalho, liberdade de associação, discriminação, práticas disciplinares, carga horária, benefícios e as responsabilidades da gerência em manter e melhorar as condições do trabalho, podendo ser implementada em instalações de qualquer porte, região ou setor da indústria de todo mundo.
Adotar a certificação SA 8000 significa que a organização deve levar em consideração o impacto social de suas operações, além das condições sob as quais seus funcionários, parceiros e

Relacionados