iso6385

340 palavras 2 páginas
A ISO 6385 estabelece os princípios fundamentais da ergonomia como diretrizes básicas para a concepção de sistemas de trabalho e define os termos básicos relevantes. É um tipo de padrão internacional com principal objetivo de estimular um bom funcionamento no ambiente de trabalho, visando à segurança, o bem-estar e a saúde.
O padrão da ISO não deve ser usado sozinho, mas com ajuda das outras normas, uma ajudando a outra. A ISO tem como principio observar cada condição do individuo, verificando a idade, a necessidade e a situação do trabalho. Podem ser usados em qualquer ambiente de trabalho.
O sistema de trabalho é composto por trabalhadores aptos a trabalhar de acordo com suas condições e limitações. O trabalho também precisa oferecer um ambiente, mas eficaz para o seu empregado, visando à cadeira, a mesa, a iluminação, as ferramentas tudo de acordo com o que o trabalhador necessita para fazer o seu trabalho bem feito. O ambiente é importante, pois é o meio de tudo, precisa esta em condições boas para fluir o bom trabalho. O volume de funcionários de acordo com o necessário para uma boa movimentação dentro do ambiente, nada apertado. O funcionário deve ser bem atendido, visando seus direitos e deveres.
O ambiente de trabalho também é um fator bastante importante, ele deve ser um lugar seguro de forma que as condições físicas, químicas e biológicas não tenham efeitos nocivos sobre as pessoas de forma a assegurar a saúde. As condições térmicas do ambiente devem ser de acordo com as condições climáticas do local, tais como: temperatura do ar, umidade, vestimenta de trabalho. A iluminação deverá ser ótima para a realização da tarefa. As vibrações e impactos não devem atingir aos operadores de forma que causem danos físicos e a exposição dos operadores a materiais perigosos e radiações devem ser evitados.

Relacionados