ISO 14000

Páginas: 10 (2259 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
Sumário




















Introdução
Com o aumento da informação sobre a degradação do meio ambiente o perfil do consumidor mais exigente e que possui um poder aquisitivo mais elevado passou a ser tendencioso para a área de qualidade ambiental, ou seja, consumir produtos que possuem um selo e ou certificação de qualidade ambiental com a qual revela que a empresa possuicritérios cujo as preocupações com a qualidade do produto está em todos os processos, desde a escolha dos insumos, meios de produção, destinação de resíduos e o meio ambiente sem prejuízos.
À medida que crescem as preocupações com a manutenção e a melhoria da qualidade do meio ambiente, bem como a proteção da saúde humana, organizações de todos os tamanhos vem crescentemente voltando suasatenções para os potenciais impactos de suas atividades, produtos e serviços. O desempenho ambiental de uma organização vem tendo importância cada vez maior para as partes interessadas, internas e externas. Alcançar um desempenho ambiental consistente requer comprometimento organizacional e uma abordagem sistemática ao aprimoramento contínuo. 

















Historia
A ISO -International Standardization for Organization é uma organização não governamental sediada em Genebra, fundada em 23 de fevereiro de 1947 com o objetivo de ser o fórum internacional de normalização, para o que atua como entidade harmonizadora das diversas agências nacionais. 
Noventa e cinco por cento da produção mundial estão representados na ISO por mais de uma centena de países-membros, os quais sãoclassificados em P (Participantes) e O (Observadores). A diferença fundamental entre ambos é o direito de votação que os membros P têm nos vários Comitês Técnicos, Subcomitês e Grupos de Trabalho. 
Para exercer seus direitos, é exigido que os países estejam em dia com suas cotas anuais de participação e atuem de forma direta no processo de elaboração e aperfeiçoamento das normas.


Objetivo            
O objetivo geral da ISO 14.000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais. 
Um SGA oferece ordem e consistência para os esforços organizacionais no atendimento àspreocupações ambientais através de alocação de recursos, definição de responsabilidades, avaliações correntes das práticas, procedimentos e processos. 









Resultados e vantagens na implantação
Não há dúvidas de que a conscientização do público com os aspectos ambientais faz com que as organizações que levam ISO em conta tenham uma vantagem competitiva em relação às demais. Os produtosterão uma utilização mais segura, minimizando os desperdícios e aumentando a proteção ambiental. Se o consumidor pode escolher entre dois produtos com preço e qualidade similar, certamente ele dará prioridade a produtos que não afetem o meio ambiente de forma danosa. A sociedade, através dos seus legisladores, tem colocado cada vez mais restrições do ponto de vista ambiental para as empresas. Asseguradoras já passam a avaliar os riscos de acidentes ambientais na estipulação de prêmios de seguros. Órgãos de financiamento internacionais, como BID, tem exigido o preenchimento de relatórios ambientais. A ISO 14000 permite a empresa demonstrar que tem uma preocupação com o ambiente. Apesar de a norma ser voluntária, o mercado passará a exigir a sua utilização. A sua Implantação tambémproporcionará economias para as empresas, através da redução do desperdício e do uso dos recursos naturais. A ISO 14000 dá ênfase melhoria contínua, o que proporcionará às empresas for sendo operacionalizado. O benefício mais óbvio é o compromisso ambiental da empresa com a demonstração a seus clientes da importância do meio ambiente no contexto empresarial. Porém, pode, ainda, salientar-se outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • iso 14000
  • ISO 14000
  • ISO 14000
  • Iso 14000
  • Iso 14000
  • Iso 14000
  • iso 14000
  • Iso 14000

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!