Islehndfwpeoifdn

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Evolução dos Computadores

Nome: Pedro Augusto Ferreira Mathey RA:99120282
Nome: Silvio Ramos de Siqueira RA:99120355
1M.A

Evolução dos Computadores
-Oque significa a palavra computador?
A palavra computador tem sua origem do Latim COMPUTARE, que sugnifica ‘Calcular, estimar,somar, contar’, COM ‘junto’ mais PUTARE ‘Calcular, avaliar,estimar. Seu uso em Ingles hoje significa ‘MAQUINA DE CALCULAR’ esse nome ja vem desde 1897.
Computador manual:O computador manual surgiu a 2.400 a.C com a necessidade do homem de efetuar contas com numeros muito grandes. um exemplo de computador manual é o Ábaco, ele é composto por uma estrutura retangular onde é preso fios de aramesparalelos uns aos outros contendo em cada um deles 10 pedrinhas para efetuar-se os calcúlos, de acordo com a necessidade do ser-humano foi se aumentando o numero de arames para que existise mais casas decimais, os calcúlos eram feitos de acordo com que as bolinhas eram movimentadas para cima e para baixo, só se era possivel fazer calculos basicos (soma, subtração, divisão e multiplicação.). Lembrandoque esse foi o primeiro instrumento ultilizado pelo ser-humano que podemos chamar de computador. Abaixo podemos ver um modelo de Ábaco

Computador eletrônico:Quando fora inventado o primeiro computador eletronico começou a se fazer contagem por gerações , essas gerações duravam décadas até se descobrir uma nova invensão que deixa a anteriorultrapassada. Quando chegou na quinta geração parou-se de contar ja que essas atualizações aconteciam tão frequentemente que não era mais possivel essa contagem, atualmente quando compramos um computador, se passa um mês ele ja se torrna ultrapassado. Por esse motivo a contagem das gerações teve seu término na de numero cinco. Segue abaixo as gerações de um até atualmente.
1ª GERAÇÃO (1940-1952): asprimeiras maquinas ultilizadas como computadores eram formados por valvulas eletronicas. Elas eram grandes, pesadas, caras, lentas e queimavam com uma grande facilidade. As operações de calculo eram feitas em milissegundos. Realizando 39.000 adições/segundos. Eles eram usados apenas pelos cientistas e militares para fazer somente calcúlos. A unica maneira de armazenar dados era por meio do cartãoperfurado.Um exemplo de um computador de 1ª geração é o chamado Colossos:
Colossus:Esse computador foi criado especialmente para quebrar codigos ultra-secretos alemães em 1943. Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cifradas com os códigos conhecidos  até encontrar uma coincidência.2ª GERAÇÃO (1952 - 1964): Essa geração foi originada dos transistores os quais substituiram os grandes valvúlas. Houve uma grande diminiução em cabos e fios, ja que cada transistor substituia dezenas de válvulas. Dessa maneira os computadores ficaram consideravelmente menores e de um modo mais convencional, e não esquentavam tanto com os de antes, podendo assimempresas aderirem essa ferramenta para fazer seus calcúlos de modo mais rapido, essas operações eram feitas por milionésimos. Realizando 204.000 adições/segundos, ou seja, cinco vezes mais rapido que o de primeira geração. Como exemplo temos o IBM 703.

IBM 7030: também conhecido com Strech foi o primeiro super computador desenvolvido na segunda geração, seu tamanho era bem reduzidocomparado com os de primeira geração, por conta de todo esse avanço o preço custava em torno de 13 milhões de dólares na época, sendo assim podendo ser adquirido por grandes empresas. Essa máquina fazia calculos na casa dos microssegundos,oque permitia até um milhão de calculos por segundo. Nos dias atuais ainda existe empresas que fazem uso dessa maquina de calcúlo. Como mostra a imagem abaixo, era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!