Islamismo

Páginas: 6 (1464 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deusúnico.

Origem

O islamismo foi fundado no ano de 622, na região da Arábia, atual Arábia Saudita. Seu fundador, o profeta Maomé, reuniu a base da fé islâmica num conjunto de versos conhecido como Corão - segundo ele, as escrituras foram reveladas a ele por Deus por intermédio do Anjo Gabriel.

A expansão
Apesar de alguns períodos de luta civil entre muçulmanos, a expansão do islamismoprosseguiu durante um século. No Ocidente, os muçulmanos ocuparam o Norte da África até o Atlântico, atravessaram para a Espanha e por alguns anos mantiveram em seu poder a região de Narbona, no Sul da França.
Na famosa batalha de Tours, em 732, uma expedição de ataque muçulmana foi derrotada pelo exército francês, mas isso não abrandou o domínio muçulmano sobre a Espanha.
Para o Norte, avançaram atéConstantinopla (a moderna Istambul), mas não conseguiram ocupar nenhum território da Ásia Menor (Turquia). Para Leste, depois de conquistar toda a Pérsia e o Afeganistão, penetraram na Ásia Central e atravessaram a linha do rio Indo, no atual Paquistão. Até o ano 750, toda essa área constituiu um único Estado, governado pelos califas da dinastia Omíada.
A maioria dos habitantes dessas regiões nãose converteu logo ao Islã, mas tornaram-se minorias protegidas.
A idéia de que aos oponentes era dado escolher entre “o Islã ou a espada” é falsa, exceto no caso das tribos pagãs árabes.
No seu conjunto, as “minorias protegidas” eram bem tratadas, uma vez que os governantes consideravam ponto de honra uma “proteção” eficiente. Contudo, os membros dessas minorias viam-se como cidadãos de segundaclasse, de modo que se verificou uma constante corrente de conversões ao longo dos séculos.
Foi desse modo que o Islã tornou-se a religião predominante nas terras que, originalmente, constituíam a pátria do cristianismo.
Antes do aparecimento de Maomé, os árabes viviam em tribos. Eram politeístas e não tinham governo centralizado. Maomé, através da religião, controlou toda a Arábia e, à medidaque dominava os povos pela guerra, impunha-lhes também a religião muçulmana. Surgiu então o império árabe politicamente falando.
Após a morte de Maomé, os quatro primeiros califas (sucessores de Maomé) expandiram o Islã.
A máxima expansão dos árabes, no século XI, já não correspondeu a um império unido, pois governavam califados independentes. Atualmente, entre as principais áreas de influênciado islamismo estão o Oriente Médio, o Norte da África, a Ásia Ocidental e numerosas comunidades na Indonésia, Malásia e Filipinas. Essa influência aumenta ainda rapidamente nos países africanos do Sul do Saara.


Dogmas

A doutrina islâmica assenta em dogmas muito simples, facto que possibilitou a sua rápida difusão. Os princípios doutrinários desta religião encontram-se definidos no Corão ouAlcorão, o livro sagrado dos Muçulmanos. Os pilares do Corão são os seguintes: crença em Alá, deus único, e em Maomé, seu profeta; Oração cinco vezes ao dia, e segundo certos rituais; o jejum nos 40 dias do Ramadão (9º mês lunar árabe); a esmola aos pobres e a peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida.
O Corão para além de definir os mandamentos religiosos, também define regras sociais, decomportamento e de costumes. Actualmente, existem grupos de fundamentalistas islâmicos que interpretam o Corão como um código ou uma constituição política.

Curiosidades
Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos, os sunitas e os xiitas. Essas tendências surgem da disputa pelo direito de sucessão a Maomé. A divergência principal diz respeito à natureza da chefia: para os xiitas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!