Islamismo - iraque

Páginas: 11 (2696 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
AMANDA MANDIRA - 159
ARIÁDNE LAÍS COSTA FERNANDES
BRUNA MANDIRA
FELIPE BARTOLOMEU DE SOUZA

ISLAMISMO – IRAQUE

FLORIANÓPOLIS
2012
AMANDA MANDIRA
ARIÁDNE LAÍS COSTA FERNANDES
BRUNA MANDIRA
FELIPE BARTOLOMEU DE SOUZA

ISLAMISMO – IRAQUE

Trabalho apresentado na disciplina de história, Instituto Estadual de Educação como nota parcial do 3º trimestre.Professora: Mariana Romero

FLORIANÓPOLIS
2012

INTRODUÇÃO
Ao decorrer do trabalho, iremos falar sobre o islamismo, que é uma religião muçulmana que tem crescido bastante nos últimos anos. Falaremos também sobre o efeito que essa religião monoteísta tem sobre o Iraque. Todos os pontos serão devidamente avaliados, levantando e tirando dúvidas sobre os assuntos abordados.

DESENVOLVIMENTO1. ISLAMISMO
2.1 Surgimento
O islamismo surgiu no século 6 na Arábia, região do Oriente Médio que era habitada na época por cerca de 5 milhões de pessoas. "Eram grupos tanto sedentários como nômades, organizados em tribos e clãs. A população era na maioria politeísta, mas existiam algumas tribos judaicas e algumas de tradição cristã", diz o teólogo Fernando Altemeyer, da PontifíciaUniversidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Nesse contexto surgiu o criador do islamismo, o profeta Maomé, chamado de Muhammad pelos muçulmanos. Órfão desde cedo, ele se tornou um condutor de caravanas, o que lhe possibilitou o contato com noções básicas da religião cristã. Quando adulto, o futuro profeta passou a se dedicar a retiros espirituais e, segundo os seguidores do Islã, começou a tervisões divinas com mensagens que deveria divulgar. As primeiras pregações públicas de Maomé em Meca (sua cidade natal) tiveram pouco sucesso e geraram atritos locais.
2.2 Características da religião islâmica
O Islamismo tem uma vasta cultura religiosa que é seguida fielmente por seus adeptos, com tradições e cultos que muitas vezes se confrontam diretamente com a cultura do mundo atual,gerando conflitos de todas as ordens, no entanto para os islâmicos a tradição e os ritos são parte fundamental de sua cultura. O Islamismo esta espalhado por todo o mundo, no Brasil existem cerca de dois milhões de islamitas e nos Estados Unidos cerca de seis milhões, a maior concentração de islamitas é encontrada na Indonésia.

2.3 Livro Sagrado do Islã
Os muçulmanos acreditam que Deus usouprofetas para revelar escrituras aos homens. A revelação dada a Moisés foi a Taura (Torá), a Davi foram dados os Salmos e a Jesus o Evangelho. Deus foi revelando a sua mensagem em escrituras cada vez mais abrangentes que culminaram com o Alcorão, o derradeiro livro revelado a Muhammad.
O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Estelivro é dividido em 114 capítulos (suras). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.
Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos osmortos.
A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne os dizeres e feitos do profeta Maomé.
2.4 Xiitas e Sunitas
A religião islâmica possui várias vertentes, tais como fundamentalistas e os não-fundamentalistas, mas a principal divisão dentro da religião se encontra em relação aos Xiitas e Sunitas. 

Xiitas e Sunitas são duas correntes da religião islâmica, se diferenciam emrelação ao profeta Maomé e sua descendência. Os Sunitas consideram os sucessores diretos do profeta Muhammad Maomé, já os Xiitas não concordam, para eles o sucessor deveria ser Ali, genro do profeta. 

Os Sunitas correspondem a 85% de todos os adeptos da região islâmica do mundo, com uma grande maioria em países como Arábia Saudita, Egito e Indonésia, no entanto, os Xiitas predominam em países...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iraque
  • Iraque
  • Iraque
  • Iraque
  • iRAQUE
  • Iraque
  • Iraque
  • Iraque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!