islaminmis

317 palavras 2 páginas
1) Leia o Capítulo do livro de história e faça as questões do final do capítulo.
Para Organizar
1 - Defina o islamismo, identificando seus princípios básicos e seu livro fundamental.
Os cincopilares básicos do islamismo são: Chahada, Zakat, Ramadã, Hajj e o Salá. Eles serviram como base para o livro fundamental do islamismo (Corão).
Religião monoteísta. Sua doutrina fundamental residena crença em um Deus único e invisível, criador de todas as coisas. Assim como outras crenças, o Corão, livro sagrado do islamismo, afirma que Adão foi o primeiro homem. Jesus, por sua vez,teria sidoapenas mais um dentre outros profetas.Maomé é considerado o último e principal profeta, ao receber de Alá(Deus) a grande revelação: " Não há outro Deus senão Alá, e Maomé é seu profeta.
2 - Explique a relação entre as disputaspolíticas no mundo muçulmano dos séculos VII e VIII as ramificações do islamismo: sunismo e xiismo.
Após a morte de Maomé, as disputas ganharam força, pois ele não designou um herdeiro político. Destaquestão surgiram as duas principais ramificações do islamismo: os sunitas (herdeiro deveria ser um membro do grupo de Maomé) e os xiitas (herdeiro seria o parente direto).
3 - Explique a inviabilidade deum império islâmico no contexto da expansão dos séculos VII e VIII.
Apesar da grande expansão nos séculos VII e VIII, a manutenção de um império politicamente centralizado tornou-se inviável porconta da forte tendência à fragmentação entre sunitas e xiitas.
4 - Comente as relações entre os islamismo e as religiões e costumes dos povos conquistados.
As autoridades islâmicas não impunham aospovos conquistados os preceitos do islamismo.
5 - Identifique uma área do conhecimento ou arte que notabilizou o mundo islâmico nos seus primeiros séculos de florescimento,

Relacionados