Islaider

1581 palavras 7 páginas
[pic]
VARIEDADES LINGUÍSTICAS

São as variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada. Assim, além de variar de uma época para outra e de um lugar para outro, a língua também se modifica dependendo da pessoa que a utiliza..

TIPOS DE VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA:

1. Os dialetos 2. Os registros

1. Os dialetos – são variedades originadas das diferenças de região ou território, de idade, de sexo, de classes ou grupos sociais e da própria evolução histórica da língua. Segundo Travaglia (1997), ocorre em função das pessoas que utilizam a língua. Nas cantigas medievais portuguesas, por exemplo, produzidas entre os séculos XII-XIV, temos exemplos de variação histórica:

Ai dona fea! Foste-vos queixar
Porque vos nunca louv’en meu trobar
Mais ora quero fazer um cantar
Em que vos loarei toda via;

Fea: feia.
Trobar: trovar, cantar.
Mais ora: mas agora.
Loarei: louvarei.

Já nesta letra de uma canção de Paulo Vanzolini temos uma variedade regional do interior de alguns Estados brasileiros, conhecida como “variedade caipira”. Veja:

Cuitelinho

Cheguei na bera do porto
Onde as onda se espaia.
As garça dá meia volta,
Senta na bera da praia.
E o cuitelinho não gosta
Que o botão da rosa caia.

• Cada pessoa traz em si uma série de características que se traduzem no seu modo de se expressar: a região onde nasceu, o meio social em que foi criada e/ou em que vive, a profissão que exerce, a sua faixa etária, o seu nível de escolaridade.

Os exemplos a seguir ilustram esses diferentes tipos de variação. • a região onde nasceu (variação regional) - aipim, mandioca, macaxeira (para designar a mesma raiz); tu e você (alternância do pronome de tratamento e da forma verbal que o acompanha); o s chiado carioca e o s sibilado mineiro;

• o meio social em que foi criada e/ou em que vive; o nível de escolaridade (no caso brasileiro, essas variações estão normalmente

Relacionados