islã

Páginas: 2 (458 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2014
Superou o politeismo então vigente por uma religião monoteísta, aparentada com o judaísmo e o cristianismo; deu uma religião comum aos povos da região do Oriente Médio e partes da África e Ásia;forneceu uma base lingüística também comum, já que o Alcorão deve ser lido e impresso em árabe; deu-lhes um sentido de pertencimento ao prover uma


Aspecto Cultural - Literatura
A literaturaislâmica é extremamente vasta e se constitui num dos principais veículos da civilização islâmica. Foi bastante fundada em relatos da tradição oral, em que o célebre enredo “As mil e uma noites” se destacacomo um dos exemplos de maior destauqe da literatura árabe, ao lado do próprio Alcorão, considerado a principal obra da literatura islâmica por sua difusão e grande valor poético.
“As Mil e Uma Noites”é uma compilação de contos orientais realizada provavelmente entre os séculos XIII e XVI; é estruturado em histórias em cadeia, em que cada conto termina com uma deixa que o liga ao seguinte.
Hátrês gêneros poéticos principais: o ghazal, geralmente um poema de amor, que tem de cinco a 12 versos monorrimos (todas as linhas apresentam a mesma rima); o qasida, um poema de louvação com vinte a maisde cem versos monorrimos; e o qita, uma forma literária empregada para lidar com aspectos da vida cotidiana. Os persas aperfeiçoaram os gêneros, formas e regras da poesia árabe e adaptaram-nos a suaprópria língua, desenvolveram também um novo gênero, o masnavi (composto de uma série de dísticos), empregado na poesia épica, desconhecida dos árabes.
A literatura islâmica compreende ainda textos emprosa, de cunho literário, didático e popular, o gênero que caracteriza a prosa islâmica é o maqama, em que uma narrativa relativamente simples é contada de maneira complicada e elaborada, commetáforas e jogos de palavras.
Entre os inumeráveis autores desta rica literatura, destacamos os seguintes, mais conhecidos no Ocidente:

OMAR JAYYAM (Século XI) – matemático, astrônomo, filosofo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • isla
  • Islã
  • Islã
  • O Islã
  • ISLA
  • islã
  • Islas
  • Islã

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!