Islã e judaísmo na alta idade média

Páginas: 9 (2018 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
I – O Alcorão, os árabes e os judeus
Quando pensamos sobre o período inicial do islamismo, é quase inevitável que o associemos ao desenvolvimento cultural e científico característico dos primeiros séculos posteriores à hégira. Talvez, para um observador externo ao movimento (como é o nosso caso), tal poderia parecer; mas se analisarmos mais atentamente determinadas suras do Alcorão, notaremoscertos elementos capazes de nos revelar nuances do período e local em que foram redigidas, bem como a preocupação em relação ao tratamento destinado aos povos não convertidos – sobretudo os Povos do Livro.
Em fins do século VI EC, a cidade-oásis de Meca estava na rota de caravanas comerciais oriundas da Arábia Central e Meridional, e sua organização social baseava-se em divisões e alianças entreclãs e tribos. Seus habitantes adoravam deuses diversos – muitos dos quais foram adotados de outros povos. Sob o domínio da tribo coraixita, Meca ampliara consideravelmente a importância de tal roteiro: várias tribos árabes e bérberes ligavam-se a esse sistema para garantir a passagem segura de suas caravanas pelos arredores da cidade. “O crescente número de ídolos tribais depositados na Caabamanifestava esse entendimento.”
Maomé nasceu em Meca por volta de 570, numa das famílias mais pobres dali. Seu pai, Abdallâh, pertencia ao clã haxemita, de grande influência política na cidade; após sua morte, a criação de Maomé ficou a cargo de seu tio - Abû Tâlib, então chefe do clã haxemita - que o instruiu nos assuntos comerciais. Por volta dos 25 anos casou-se com Cadija, uma rica viúvaenvolvida com o comércio caravaneiro. Maomé apreciava os jejuns e meditações; para isso, gostava de permanecer solitário nas colinas das cercanias de Meca.
Nos primeiros anos do século VII, as tensões sociais da cidade tornaram-se mais evidentes. No período da guerra entre persas e bizantinos (c. 610), Maomé
(...) começou a receber uma primeira série de revelações de um Deus transcendente, criador dohomem e da natureza, que, no Juízo Final, recompensaria ou puniria os homens, sem consideração de família, de clã ou de tribo. Este Deus único, Alá, escolhera Maomé para advertir o seu povo de que deveria purificar-se e adorá-lo.

Contando com a proteção de Abû Tâlib, Cadija e pouco mais de 40 seguidores, Maomé propunha ensinamentos que contestavam tradições ancestrais e denunciavam os deusesda cidade como falsos ídolos. Sua pregação despertou a ira de muitos integrantes do clã haxemita, que ainda assim o tratavam com respeito em virtude da influência de que dispunha Abû Talîb. Para que seus conterrâneos aceitassem Maomé como mensageiro de Alá, seria preciso aceitá-lo também como líder político, conforme estipulava a tradição local – gerando grande animosidade entre os diversos clãscoraixitas. A situação ficou ainda mais complicada após a morte de seu tio: frente à hostilidade quanto à sua permanência em Meca, o profeta e seus seguidores migraram para Yathrib.
Em Yathrib, Maomé foi aclamado profeta e chefe político; foi nessa cidade que pôde propagar os ensinamentos que constituiriam o Alcorão. Ali, vários chefes árabes converteram-se à nova fé, que se expandiria rapidamentepara o restante da península arábica ao longo dos próximos anos. A população de Yathrib, porém, não era formada somente por árabes: um grande número de tribos judias habitava seu oásis.
Maomé respeitava o caráter monoteísta das crenças judaicas, mas acusava-os de terem corrompido a religião primitiva de Abraão. Assim, foi oferecida às tribos judias a chance de conversão ao Islã, a qualrecusaram. Em Yathrib, Maomé proclamou que era em direção a Meca – e não mais Jerusalém – que deveriam ser feitas as orações dos fiéis. Tais atritos culminaram no rompimento entre o profeta e seus seguidores e os judeus de Yathrib em 624.
Embora eles [os judeus] fizessem parte da aliança original, sua posição tornou-se mais difícil à medida que as pretensões de Maomé e sua missão se expandiam. Não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alta idade media,expansão do islã
  • A alta idade media
  • Alta e Baixa Idade Média
  • alta idade media
  • alta idade média
  • Alta idade média
  • A Alta idade média ocidental
  • Alta idade media

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!