Islândia

Páginas: 9 (2156 palavras) Publicado: 5 de maio de 2012
Histórico.

A Islândia, oficialmente República da Islândia, é um país insular localizado no noroeste da Europa (apesar de geograficamente situar-se na dorsal meso-atlântica), entre o resto do continente e a Groenlândia. Em julho de 2007, a sua população era de 311.396 habitantes. A sua capital e maior cidade é Reiquiavique.
A ilha é banhada pelo Oceano Atlântico a sul e oeste, e pelo Mar daNoruega a norte e a leste, e está separada da Groenlândia pelo Estreito da Dinamarca. Os territórios mais próximos, além da própria Groenlândia, são as ilhas Feroé, a sudeste, e a ilha norueguesa de Jan Mayen, a nordeste. É considerado um dos melhores países do mundo para se viver, devido ao seu elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e à alta qualidade de vida da sua população. A Islândia éum dos poucos países do mundo que não tem exército.
Com 103.125 km² e 311.396 habitantes (Julho de 2007) a Islândia foi colonizada por escandinavos, principalmente da Noruega, e celtas provenientes da Escócia e da Irlanda durante o século IX e o século X. A Islândia tem o parlamento supostamente mais antigo do mundo, o Alþingi, estabelecido em 930.
Embora a sua população seja bastante reduzida,o território é maior que o de países como Portugal. A maioria dos islandeses descende de povoadores noruegueses e celtas oriundos da Irlanda, e a população é notavelmente homogênea. De acordo com estatísticas do governo islandês, 99% da população vive em áreas urbanas (ou seja, em localidades com população maior do que 200 pessoas), e 60% dela vive em Reykjavík e seu entorno.
Das línguasnórdicas, o islandês é a mais próxima do Norueguês Antigo, e tem permanecido praticamente imutável desde o século XII. Por causa de seu pequeno tamanho e relativa homogeneidade, a Islândia tem todas as características de uma sociedade bastante fechada.
Cerca de 91% da população pertence à igreja oficial, a Igreja Evangélica Luterana, ou a outras igrejas luteranas. Entretanto, a Islândia tem completaliberdade religiosa, e outras congregações protestantes e o catolicismo, também estão presentes. A mais notável congregação religiosa, e a que mais rapidamente cresceu em 2003, foi a Ásatrúarfélagið, ou Comunidade Ásatrú, que revive a religião pré-cristã da Islândia.

Economia
A economia da Islândia é de tipo capitalista, semelhante à de outros países escandinavos, com presença de um estado dobem-estar social. Antes da crise de 2008 o país tinha baixas taxas de desemprego, boa distribuição de renda e um forte crescimento.
A economia da Islândia é modesta, dependente em grande parte da pesca e indústria relacionada, que respondem por quase 70% das exportações. O estado da economia nacional dependente grandemente do mercado para produtos de origem marinha.
Outras fontes importantes deexportação são alumínio, ferro-silício, equipamento para pesca e processamento de produtos marítimos e lã. O comércio exterior desempenha um papel importante na economia da Islândia. Exportações e importação equivalem, cada uma, a um terço doPIB. A maior parte das exportações é para os EUA, tendo destaque também o Japão.
A Islândia usufrui da força geotérmica como recurso energético para todas asatividades, devido sua localização, em um território cheio de vulcões. (Energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Geo significa terra e térmica significa calor, por isso geotérmica é a energia calorífica que vem da Terra.)

Principais setores da economia

Agricultura
As condições naturais (clima e escassez de áreas cultiváveis) para atividadesagrícolas na Islândia são muito adversas. Somente 1,3% da área do país é cultivada. A agricultura familiar ainda é o sistema mais praticado na Islândia, sendo que a maioria dos agricultores possui sua própria terra e muitas fazendas permanecem propriedade das mesmas famílias durante gerações.
O setor agrícola islandês é um dos mais protegidos de concorrência externa e os incentivos à produção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • islandia
  • islandia
  • Islândia
  • Islandia
  • Islandia
  • Islandia
  • Islandia
  • Constituição da Islândia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!