ISIDORO DE SEVELHA E A ESPANHA VISIGÓTICA

2638 palavras 11 páginas
ISIDORO DE SEVILHA E SUA CONTRIBUIÇÃO
NA CONSTRUÇÃO DA ESPANHA VISIGÓTICA
Andréia Savergnini (UFRJ)
RESUMO
Análise crítica da História dos Godos, escrita por Santo Isidoro de Sevilha no século VII, representando, a seu modo, a ideologia vigente da Igreja sobre o domínio da Península Ibérica.
Além da análise desta sua obra, este trabalho pretende trazer a púbblico a contribuição de Isidoro de Sevilha para a construção de um domínio visigodo na Península.
Palavras-chave:
Isidoro de Sevilha; Espanha; Península Ibérica; Visigodos; História; Igreja
Como resultado do incentivo e aperfeiçoamento no uso de fontes desenvolvido pelo Programa de Estudos Medievais da UFRJ, o presente trabalho constitui um estudo crítico da obra intitulada História dos Godos, produzida no século VII por Isidoro de Sevilha.
Dela nos serviremos para análise de aspectos da ideologia política isidoriana. De modo que estaremos voltados para Isidoro de Sevilha enquanto um clérigo preocupado com as questões de âmbito político. E, que com o propósito de expandir e consolidar o domínio eclesiástico em toda a Península Ibérica, encontra-se assim envolvido em um processo de afirmação do poder régio, como veremos no decorrer de nosso estudo.
Com a penetração dos chamados povos bárbaros na porção ocidental do Império Romano, observamos o surgimento de uma nova organização político-territorial. O antigo poder que dominava toda esta região, unificando e identificando-a como parte de uma única e grande instituição passa a ser substituída com o aparecimento de uma pluralidade de reinos germânicos.
Nesta nova realidade, com a perda da mencionada unidade e a necessidade dos novos reinos em se reafirmarem como tal, o que teremos é o desenrolar de um processo de hegemonização e controle de cada reino em seu espaço territorial.
É assim, que veremos este fenômeno se manifestar no reino Visigodo, onde o desejo de fundamentação frente a Bizâncio e a outros reinos recém-constituídos levou ao aparecimento

Relacionados