ISI Ecomerce

466 palavras 2 páginas
Estudo de caso: e-commerce

Introdução
Com o surgimento da Internet, temos acesso à notícias do mundo inteiro, em tempo real. A internet possibilitou a comunicação de forma ágil e eficiente com muitas pessoas, a busca de informações, e conhecimento, além de possibilitar o surgimento de um novo canal de comercialização, o e-commerce.
O comércio eletrônico surgiu como uma nova forma de comercialização de produtos e serviços entre consumidores, empresas e governo, possibilitando aos mesmos, a realização de negócios no ambiente on-line, por meio de ferramentas eletrônicas. Este tipo de comércio originou novas oportunidades de negócios para as partes envolvidas.

1. Empresa do estudo de caso, o objetivo, meta, descrição de funcionamento.

A empresa analisada é a kalahari.com, um negócio Sul Africano referido pelos seus proprietários e gestores como varejista on-line.

Figura 1: Screenshot kalahari.net
A meta da empresa é comercializar livros, CDs, DVDs, softwares, hardwares, vinhos, eletrônicos e jogos (entre outros produtos) provenientes da África do Sul e de outras regiões através da Internet.
A empresa conta com duas equipes, uma de gestão e marketing, e outra de desenvolvedores. Ela adota os sistemas de informação para tomada de decisão da empresa: banco de dados, sistema de gerenciamento, BI, e gerenciamento de TI. A empresa está ligada com cerca de 400 bases de dados de fornecedores do mundo inteiro, sendo que cada base de dados pode conter entre 2 ou 2 milhões de produtos. O sistema de gestão adotado pela empresa é o CRM (Customer Relationship Management) sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.

2. Como a internet mudou os sistemas de informação e o modelo de negócio da empresa.

3. Quais os problemas e desafios enfrentados pela empresa e as soluções.

4. Descreva o tipo de comércio eletrônico empregado pela empresa (B2C, B2B, C2C)

Relacionados